O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nessa quarta-feira (29) o início das obras do Linhão de Tucuruí entre Manaus e Boa Vista (RR). A extensão da rede elétrica integrará o Estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “Ontem (terça-feira, 28) de noite, o último obstáculo para o início das obras foi vencido e nós temos uma pedra aqui do lado, a pedra fundamental para o início da construção do linhão”, disse.
Bolsonaro está em Boa Vista onde participou da inauguração da Usina Termelétrica Jaguatirica II. O empreendimento da empresa Eneva gerará energia a partir do gás natural produzido no Campo de Azulão, no município de Silves no Amazonas. O retorno da comitiva para Brasília estava previsto para o início da tarde, mas o presidente informou que continuará em Roraima para fazer o anúncio do Linhão para o estado, no fim da tarde, e detalhar as questões sobre a construção.
De acordo com Bolsonaro, a obra deve ser concluída em menos de três anos. O projeto prevê uma linha de transmissão de 715 quilômetros entre as duas capitais.