Manaus, sábado 17 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Governo federal anuncia demarcação de duas terras indígenas após mobilização do povo Munduruku na COP30

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Após um protesto do povo Munduruku na entrada principal da COP30, na manhã desta sexta-feira (14), o governo federal anunciou que irá avançar na demarcação das Terras Indígenas Sawré Muybu e Sawré Ba’pim, no Pará, além de avaliar os impactos de grandes projetos de infraestrutura na bacia do Tapajós. O compromisso foi firmado após reunião entre lideranças Munduruku e representantes do governo, incluindo as ministras Sonia Guajajara e Marina Silva, e o presidente da conferência, André Corrêa do Lago. Com informações do Portal infoamazônica.

O principal alvo da manifestação é o Decreto nº 12.600/2025, que instituiu o Plano Nacional de Hidrovias e incluiu os rios Tapajós, Madeira e Tocantins como eixos prioritários para navegação de cargas. Para os Munduruku, o decreto “abre a porteira” para novas dragagens, derrocamento de pedrais sagrados e expansão acelerada de portos privados ao longo da bacia.

Os indígenas apresentaram dados de um estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), que aponta impactos dos projetos de infraestrutura na bacia do Tapajós. Entre 2010 e 2022, 68% de todo o investimento federal em infraestrutura na região foi destinado a corredores de exportação, incluindo a BR-163, terminais de Itaituba/Miritituba e projetos de hidrovias no Tapajós. Em 2023, 47% das exportações de soja do Brasil escoaram pelos portos do Arco Norte, ante 16% em 2010.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.