*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas retoma obras do Conjunto Residencial Ozias Monteiro II, que estavam paradas há oito anos, com investimento em torno de R$ 21,4 milhões. O residencial fica localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
As obras feitas com recursos estaduais determinados pelo governador Wilson Lima e já alcançaram cerca de 25% de execução, além de contar com 50 trabalhadores nesta semana. Ademais, o novo conjunto deve apresentar 192 apartamentos no resultado final.
Segundo o diretor-presidente da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Jivago Castro, a entrega do habitacional Ozias Monteiro II ficou prevista para o primeiro semestre de 2023.
“As obras foram lançadas em 2014, pelo governo na época, e desde então se somam quase oito anos de paralisação. Neste ano, o governador Wilson Lima determinou a retomada de execução para o serviço e estamos vindo diariamente, acompanhando o passo a passo do conjunto habitacional, que eu não tenho dúvida que deixará o povo da nossa cidade muito feliz”, disse Castro.
Além disso, foi informado pela Suhab, que o orçamento do investimento para conclusão da obra está em cerca de R$ 21,4 milhões.
Sobre a infraestrutura do local
O Conjunto Residencial Ozias Monteiro II tem apartamentos divididos em seis blocos. Cada unidade possui 37,76 m², dois dormitórios, sala de estar juntamente com sala de jantar, cozinha e banheiro. O habitacional possui na parte externa duas áreas verdes e cinco áreas institucionais. O engenheiro da obra, Mansur Varela, explicou o planejamento.
“A princípio nós vamos executar toda a rede de drenagem principal, fazer a concretagem de novas lajes e já estamos levantando a alvenaria de blocos, subindo um pavimento. Em paralelo, estamos fazendo a instalação de canteiro provisório, galpões para atender a área de carpintaria, armação e soldadores e aguardando o final de mês de outubro para iniciar a pavimentação geral da área, aproveitando o final do verão”, disse Varela.
Ainda segundo o especialista, a primeira etapa, que ocorreu em 2012, consistiu na fundação, terraplanagem e a construção de um pavimento de cada bloco. Agora, foi instalado um canteiro de obras, e toda a área foi limpa para a instalação da rede de drenagem.