O Governo do Amazonas poderá contratar mais 2 mil servidores por meio de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Nesta quinta-feira, dia 25, o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, assinou decreto que amplia em 84,56% o quadro de distribuição de efetivo.
Segundo o governo estadual, atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com um quadro que distribui um efetivo de 2.429 bombeiros.
O novo quadro prevê 4.483 vagas, aumentando a projeção de efetivo da corporação em 84,56%, e viabilizando a expansão dos postos dos bombeiros no interior do estado.
Flávio Antony afirmou que o governo realizou uma “correção histórica” ao permitir a reestruturação do quadro, pois também haverá progressão de carreira. “Abrimos oportunidade para que praças e oficiais possam progredir na carreira e, ao mesmo tempo, garantimos que o interior não fique desguarnecido”, disse.
Em 2020, 469 bombeiros militares do quadro de saúde foram incluídos nos quadros da corporação pelo governador Wilson Lima. Além disso, o governador promoveu mais de 22 bombeiros militares nos meses de fevereiro e março.
O quadro de distribuição de efetivo está ligado à Lei de Organização Básica (LBO) da corporação e projeta a ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros em todas as unidades e setores subordinados. O quadro permite a abertura de novos postos na capital e a expansão no interior do estado.
Interior
Atualmente, a corporação conta com postos em 10 municípios do interior, além dos postos na capital. Com a aprovação do novo quadro é possível realizar concursos públicos que ampliarão o efetivo de combatentes e praças e permitirão a abertura de novas unidades bombeiro militar nos demais 51 municípios.