Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governo do Amazonas instala usinas de oxigênio em dois SPAs de Manaus

Ao todo, mais 27 unidades devem ser instaladas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas até setembro deste ano
Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Governo do Amazonas implantou duas novas usinas produtoras de oxigênio em Serviços de Pronto Atendimento (SPA) de Manaus. Com isso, subiu para 45 a quantidade de equipamentos que o Estado instalou nas unidades de saúde para o fornecimento independente de gases medicinais. As usinas estão sendo instaladas para reforçar a assistência em saúde por meio da expansão da capacidade operacional.

Os equipamentos foram implementados no SPA José Lins, no bairro Redenção, zona centro-oeste da capital, e no SPA Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady, no Monte das Oliveiras, na zona norte.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), cada usina possui capacidade de produzir 30 m³ de oxigênio e ar comprimido por hora, isso representa o dobro da capacidade que a unidade necessita para atender os pacientes.

A implementação dos equipamentos foi acompanhada pelo secretário da SES-AM, Anoar Samad, que destacou o empenho do Governo em garantir mais usinas para a capital e interior do estado.

“O Governo do Estado, desde o ano passado, já começou a investir muito em usinas de oxigênio, principalmente no interior do estado. Nós compramos mais 29 usinas, todas com enchedores de cilindros porque a usina produz oxigênio e joga na rede da unidade de saúde e também temos a opção de encher os cilindros para funcionar como um back-up, uma reserva. Imagina o significado disso nas unidades polos do interior, então com o enchesse de cilindros melhora a logística nos municípios menores”, afirmou o secretário.

O governo estadual quase dobrou a capacidade de produção diária de oxigênio no Estado, com a aquisição de usinas para a capital e interior. O Amazonas possui, agora, 45 usinas de oxigênio em operação no estado, sendo 31 em funcionamento no interior e 14 em Manaus. A previsão é de que até setembro de 2022 o Governo instale mais 27 usinas nas unidades de saúde na capital e no interior do estado.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.