O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a obra de reconstrução da estrada do Engenho, situada no km 25 da estrada do Novo Remanso, no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).
Com investimento de R$ 20,55 milhões e previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024, a obra contempla a realização de serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e sinalização ao longo dos 16,15 quilômetros da via. Nesta etapa, estão em andamento os serviços de limpeza das laterais da pista e drenagem.
Entre os benefícios com a pavimentação da via estão as melhorias nas condições de trafegabilidade da estrada, visando a redução dos riscos de acidentes, a fluidez do trânsito e a segurança dos condutores. Além disso, também impulsionará a economia local, facilitando o acesso à comunidade e permitindo o escoamento da produção agrícola, como o abacaxi, o maracujá, o mamão e o cupuaçu, entre outros.
De acordo com o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, a estrada da Vila do Engenho também irá estimular o turismo local, uma vez que ao fim dela encontra-se o lago do Engenho, onde é possível ver a Foz do Rio Preto, conhecida popularmente como Paraná da Eva.
“A Vila do Engenho tem um apelo turístico muito grande em razão de suas belezas naturais e a pavimentação dessa estrada irá incentivar não apenas a agricultura, que é predominante na região, mas também o turismo, que é bastante diverso no local. Essa é mais uma obra de mobilidade de grande importância econômica e social realizada pela gestão do governador Wilson Lima”, destacou o titular da pasta.