*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), enviou na manhã desta terça-feira (07), uma equipe de reforço policial para auxiliar nas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira, e do jornalista Dom Phillips, em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus).
Bruno Araújo Pereira, que é defensor das terras e povos indígenas e trabalha na Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal internacional ‘The Guardian’, desapareceram durante uma viagem em uma comunidade, que deveria durar duas horas na manhã do último domingo (05).
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, o governador Wilson Lima determinou ações imediatas para auxiliar nas buscas dos desaparecidos.
“Logo cedo saiu uma equipe de especialista na área de selva e, também, mergulhadores, com o objetivo de reforçar a equipe que já temos em Atalaia do Norte, da segurança pública, nas buscas das duas pessoas desaparecidas”, disse o general.
Na manhã de hoje, a SSP-AM enviou uma equipe de nove agentes, entre dois policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), dois policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais do Amazonas (Core-AM), além de cinco militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM).
A equipe enviada para as buscas irá desembarcar em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), e posteriormente, se deslocará para Atalaia do Norte em uma lancha blindada da SSP-AM.
Força-tarefa
O titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), delegado Alex Perez, montou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, além de voluntários para intensificação das buscas na região, que já foram iniciadas.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), informou que as equipes de busca da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia do Norte, que trabalham em torno do caso, retornaram à delegacia, no final da tarde da segunda-feira (06/06), com duas testemunhas, que provavelmente tiveram mantido contato com eles antes do desaparecimento.
De acordo com o delegado Guilherme Torres, diretor do DPI, nesta terça-feira, outra equipe, já designada, irá prestar apoio nas buscas.
A SSP-AM tomou todas as medidas cabíveis para auxiliar na elucidação do caso, em colaboração ao Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Funai.