*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza uma reforma na Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), localizada no Distrito Industrial, na zona Sul de Manaus. O Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) repassou cerca de R$ 180 mil para o projeto Semente do Bem 1 e 2, que visa atender cerca de 200 famílias que possuem pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Com o objetivo de oferecer melhor atendimento e estrutura para os usuários, estão sendo feitas obras nas paredes, janelas, portas e entradas do edifício.
Segundo a conselheira e assistente social da Seas, Ana Cláudia Pereira, o projeto deve atender futuramente mais de 200 famílias no Amazonas.
“Vamos oferecer atendimento com psicólogo, vamos ofertar na entidade serviços de fisioterapia, dentista e fonologia. Hoje, atendemos todos os tipos de deficientes, principalmente pessoas cadeirantes e crianças com autismo”, ressaltou Pereira.
A Associação foi fundada em 1980, sendo a primeira a defender a causa de pessoas com deficiência (PCD) no Estado. A entidade luta pelos direitos da pessoa com deficiência, pela autonomia do cidadão com deficiência em âmbito global.
Para a psicóloga da Adefa, Gilmara Martins, a série de manutenções e reformas no espaço são importantes para a retomada do atendimento aos pacientes.
“Essa é a primeira vez que recebemos esse fomento em parceria com a Seas. Esse fomento veio no momento em que mais precisávamos. Com isso, trabalhamos as adequações no espaço, melhoramos as janelas das entradas, melhoramos as portas e adequamos os espaços que serão feitos os atendimentos diários”, disse Gilmara.