Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governo da Ucrânia diz que soldados russos tomaram usina nuclear de Chernobyl

Foto: Sean Gallup/Getty Images

Um assessor presidencial do governo da Ucrânia declarou que soldados russos tomaram controle da usina nuclear de Chernobyl. Mais cedo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que as forças ucranianas estavam dando a vida para impedir que as tropas russas capturassem o local, buscando “evitar um novo 1986”.

O presidente se refere ao acidente ocorrido na usina em abril de 1986, quando o reator 4 explodiu, expondo e lançando o material radioativo na atmosfera. A radiação se espalhou e alcançou regiões próximas da Ucrânia, como Rússia e Belarus (chamada na época de Bielorrúsia). Todos os países faziam parte da extinta União Soviética.

O conselheiro-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Mijailo Podoliak, afirmou que “depois deste ataque absolutamente insensato dos russos, não é possível dizer que a usina nuclear está a salvo. Essa é uma das maiores ameaças para a Europa atualmente”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.