O governo chinês se organiza para doar dinheiro ao governo do Amazonas e, com isso, ajudar o estado a lidar com o colapso no sistema de saúde, principalmente na capital, Manaus.
O porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, ministro-conselheiro Qu Yuhui, disse que o valor ainda está em estudo e que a ideia é fazer a doação na próxima semana.
Segundo ele, a opção pela doação financeira se deu após avaliação de que seria uma ajuda mais viável. “O oxigênio é logisticamente muito complicado para China, que fica longe”, justificou.
“Será um gesto de amizade e solidariedade. Será juntado a todos os esforços para ajudar o Amazonas”, afirmou o porta-voz da embaixada à coluna neste sábado (16).
Segundo apurou a CNN, empresas chinesas também se articulam para fornecer ajuda financeira ao Amazonas. Nesse caso, como não pode haver doação direta a governos, a contribuição deve ser transferida para a Federação das Indústrias do Estado.
A ajuda do governo e das empresas da China foi discutida numa reunião nesta sexta-feira (15) entre representantes da embaixada e parlamentares do Amazonas, como o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM).
Ramos confirmou que a embaixada já comunicou que deve fazer a doação ao governo estadual e informou que deve conversar na segunda-feira (18) com os chineses para acertar detalhes.