Manaus, domingo 14 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Governo anuncia ‘Samui’, serviço de emergência para atender indígenas no país

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério da Saúde lançou, neste sábado (9), o primeiro Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) exclusivo para povos indígenas, chamado “Samui”. O serviço atenderá cerca de 25 mil indígenas, iniciando suas operações na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, localizado na reserva indígena Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS).

A entrega foi realizada pelo secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, no Dia Internacional dos Povos Indígenas. Segundo Tapeba, o projeto integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, considerou a medida como “histórica”. Nas redes sociais, ele ressaltou que a ação beneficiará as etnias Guarani, Kaiowá e Terena.

Todo ano o Ministério da Saúde fará repasse de R$ 341 mil para o custeio do serviço móvel. Com a nova ambulância, o governo espera reduzir o tempo média de espera para atendimentos aos povos indígenas pela metade.

O Samu Indígena será composto por 14 profissionais, sendo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Desses, sete são indígenas que falam guarani.

Atualmente, são mais de 4,3 mil ambulâncias em circulação, com capacidade para atender cerca de 190 milhões de brasileiros em 4.207 municípios. A meta da pasta é entregar mais 2,3 mil ambulâncias até 2026, sendo 1,3 mil apenas neste ano.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.