O Governo do Amazonas anunciou demissão do secretário estadual executivo adjunto de Inteligência do Amazonas (Seai), delegado Samir Garzedim Freire, que foi preso na manhã desta sexta-feira (9), na operação Garimpo Urbano, por desviar 600 kg de ouro, avaliados em 150 milhões de reais.
O Governo do Estado anunciou, em nota, que Samir Freire será demitido. Estão foragidos, isto é, com mandados de prisão expedidos e ainda não encontrados, os PCs Adriano José Friso e André Silva Costa.
“O Governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça.”, diz a nota.
A PF e o Gaeco apuram denúncia feita por possíveis comerciantes ou contrabandistas de ouro. A Seai faria a escuta ilegal dos envolvidos, descobrindo rotas e locais de armazenamento. Era aí que a “equipe de rua”, formada por policiais militares e civis, entrava em cena e roubava o produto.