*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou nesta terça-feira (24), na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, o Turistódromo, espaço dedicado a experiências culturais, turísticas e sustentáveis durante o 58º Festival Folclórico de Parintins. A estrutura funcionará de 25 a 29 de junho e tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma imersão completa na cultura local, além de fortalecer o turismo sustentável na Ilha Tupinambarana.
“Esse espaço é destinado ao artista local, para que ele possa mostrar o seu trabalho. É uma oportunidade para o turista vivenciar de perto o artesanato, a cultura e a tradição de Parintins”, destacou Wilson Lima.
Na visita, o governador foi recepcionado pelos bois Caprichoso e Garantido e percorreu as estações que compõem o circuito do Turistódromo. No local, turistas podem acessar a plataforma Amazonas To Go, retirar o Passaporte Parintins — que oferece interação em pontos estratégicos da cidade — e participar de atividades como cabine fotográfica e distribuição de brindes em espaços instagramáveis organizados por órgãos estaduais.
A estrutura também apresenta iniciativas de inovação sustentável. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Mineração e Gás (Semig), disponibilizou triciclos e motos elétricas, abastecidos com energia solar. Totens para carregamento de celular e bancos solares com entradas USB foram instalados no Turistódromo, no aeroporto e em outros pontos turísticos da cidade.
Um dos destaques é o “Desafio das Torcidas”, uma competição entre os bois Caprichoso e Garantido com bicicletas adaptadas que geram energia limpa, promovendo conscientização ambiental de forma lúdica.
Além disso, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) instalou quatro máquinas purificadoras de água, incluindo uma com tecnologia de osmose reversa, para fornecer água potável ao público. O serviço utiliza copos biodegradáveis e é monitorado em tempo real, assegurando qualidade e segurança.
Na Estação da Cultura, organizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), os visitantes podem conferir exposições, apresentações musicais e manifestações da cultura popular, funcionando diariamente das 10h às 18h, até o encerramento do festival.
A programação também incluiu visitas à 20ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária e à 5ª Feira de Artesanato Indígena, que juntas reúnem mais de 140 expositores e movimentaram mais de R$ 1 milhão em vendas na edição anterior.
Durante a agenda, Wilson Lima também inaugurou a nova sede da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica (UEPT) do Cetam em Parintins, ampliando as oportunidades de qualificação para os moradores do município.