*Da Redação Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), deu detalhes sobre a transição administrativa do Complexo Hospitalar Sul, que compreende o Hospital 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu. Ele participou do programa Cenarium Entrevista, da Revista Cenarium, na quarta-feira (18). Lima explicou as mudanças nas gestões das unidades e falou também sobre seu futuro na política em 2026.
Com as mudanças, a gestão das unidades passam para o comando da Organização Social de Saúde (OSS), Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).
O governador explicou que, desde o ano passado, estudos internos vem sendo realizados e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para mapear a rede de saúde, apontando melhorias que garantam que os investimentos sejam revertidos em benefícios diretos para a população.
“Em 2023, nós começamos a fazer um trabalho interno de estudo para entender como nos faríamos para otimizar o atendimento na área da saúde, e que o investimento feito pudesse ser revestido em forma de benefício para a população”.
Conforme Wilson Lima, o Amazonas é um dos estados que mais investe na área da saúde e que os números são recordes.
“O que nós estamos fazendo no Complexo Hospitalar zona Sul é trazendo o que já acontece no Hospital Delphina Aziz, e essa foi uma recomendação da Fundação Getúlio Vargas. Hoje, o Hospital Delphina Aziz é referência regional e nacional […] Esse modelo de gestão é o que a gente tá trazendo pra rede, começando pelo Complexo Hospitalar Sul […] Estamos otimizando os investimentos e aumentando a produtividade”, explicou.
Ainda de acordo com o governador, está sendo implantado um sistema que efetivamente se adequa a nova realidade da saúde do estado.
Eleições 2026
Ainda durante a entrevista, Wilson Lima falou sobre uma possível candidatura para outro cargo nas eleições de 2026, já que não pode mais se reeleger como governador. Ele afirmou que irá caminhar ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A gente ainda não teve nenhuma conversa nesse sentido, mas aqui eu já quero adiantar que o meu compromisso é com o presidente Bolsonaro. Meu compromisso é com esse grupo, é esse o grupo com o qual eu tenho alinhamento”, afirmou.