*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), embora afirme ter boa relação com o governador Wilson Lima (União), não participou nem enviou representante para participar da abertura dos trabalhos da legislatura em 2024. A solenidade conta com a leitura de uma mensagem governamental pelo governador, na qual ele apresenta as metas, ações e prioridades da gestão para este ano.
Apesar de tanto o prefeito quanto o governador ressaltarem a parceria entre os poderes para investimentos na capital, não há mais a garantia de uma aliança eleitoral entre David Almeida e Wilson Lima, como ocorreu nas eleições de 2022.
O ato é considerado pouco diplomático e sugere mais um afastamento entre os dois.
O evento
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), destacou que as atividades gerais da casa serão retomadas na próxima semana.
“Tenho a honra de conduzir a Assembleia Legislativa para mais um período de muito trabalho, sempre prezando pelo diálogo, buscando o entendimento e fazendo todo o possível para que todos os parlamentares, situação e oposição, conduzam seus mandatos da melhor forma. Regimentalmente, abrimos com a mensagem do governador e, a partir da semana que vem, serão retomadas as reuniões plenárias regulares. A Casa continuará sendo o centro dos debates dos assuntos relevantes para o Estado do Amazonas”, afirmou.
O evento conta ainda com a participação:
- do vice-governador Tadeu de Souza (Avante);
- da desembargadora Joana Meireles, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas;
- do deputado federal licenciado Fausto Júnior (União), titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb);
- do procurador-geral de Justiça Alberto Nascimento;
- o vereador Caio André (Podemos), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM);
- a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins;
- a defensora pública geral do Amazonas, Manoela Veiga Antunes;
- o general de brigada Washington Rocha Triani, representante do Comando Militar da Amazônia (CMA);
- o reverendo Moisés Melo e Silva, vice-presidente da Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM).