*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O ex-governador Amazonino Mendes, que faleceu aos 83 anos neste domingo, dia 12, em São Paulo, entra para a história como um dos políticos amazonenses com maior número de mandatos. Seu falecimento foi marcado por inúmeras homenagens de políticos locais e nacionais.
Amazonino Mendes foi três vezes prefeito de Manaus e quatro vezes governador do Amazonas. Ele deixou como marca administrativa obras e ações em políticas públicas. Saúde, cultura, infraestrutura, mobilidade urbana e educação tiveram atenção diferenciada do político.
Mendes foi responsável pela construção do primeiro complexo viário da capital, de um hospital de grande porte na zona leste, do Bumbódromo de Parintins e a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Após seu falecimento, os chefes do executivo do Estado e do Município decretaram luto oficial e lamentaram a perda do gestor conhecido popularmente como “Negão”. Em nota, o Governo do Estado estabeleceu luto de sete dias, enquanto a Prefeitura de Manaus decretou luto por cinco dias.
O governador do Amazonas Wilson Lima destacou que Mendes teve importância e influência em sua carreira política.
“Eu devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes. Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado. Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, afirmou Lima nas redes sociais.
🖤 Lamentamos com muito pesar a morte do ex-governador Amazonino Armando Mendes, o memorável “Negão”. pic.twitter.com/9eyK5zTQaT
— Governo do Estado do Amazonas (@GovernodoAM) February 12, 2023
O prefeito de Manaus David Almeida afirmou que Amazonino foi um dos governadores mais importantes da história política do Amazonas. “Eu quero aqui pedir a todos vocês um minuto de aplausos em homenagem a esse que foi um dos maiores políticos do nosso Estado”, disse Almeida.
— Prefeitura de Manaus (@PrefManaus) February 12, 2023
Presidência da República
O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva homenageou o ex-governador do Amazonas e companheiro que faleceu no Hospital Sírio Libanês, após ser internado na unidade desde o fim de dezembro do ano passado. “Tenho orgulho e fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022”, disse Lula.
Amazonino Mendes tinha gosto e vocação política, governando o estado do Amazonas quatro vezes, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus.
— Lula (@LulaOficial) February 12, 2023
O vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin (PSB) reconheceu o ex-senador e se solidarizou com os familiares do político que foi um incentivador do setor primário, tendo criado programas como o “Terceiro Ciclo”, para distribuir insumos e implementos agrícolas.
Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do governador Amazonino Mendes. Ao longo de sua vida pública, Amazonino foi um grande defensor do povo amazonense, em todos os cargos que exerceu, tanto no Legislativo como no Executivo. Meus sentimentos à família e amigos.
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) February 12, 2023
Senadores
O senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) fez um vídeo em homenagem ao ex-governador e estadista que estava internado por complicações causadas por uma pneumonia. “Obrigado e até breve Amazonino”, disse Braga.
Já o senador Omar Aziz (PSD) lamentou a morte e relembrou a amizade com o político. Em suas redes sociais, o parlamentar relatou que conheceu Amazonino nos anos 80. Nesse período, o senador estava no movimento estudantil enquanto Amazonino era prefeito de Manaus nomeado pelo Gilberto Mestrinho.
Deputados Federais
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), em nota, reconheceu a história do cacique amazonense e prestou seus sentimentos aos familiares, amigos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Amom | Parlamentar da Amazônia (@eusouamom)
O deputado Alberto Neto (PL) também lamentou a perda do homem que deixou um legado para a cultura do Amazonas ao incluir a construção do Bumbódromo de Parintins, palco do maior festival a céu aberto do mundo, disputado por Caprichoso e Garantido, seu boi do coração.
Hoje o Amazonas perde um dos maiores estadistas da nossa história. Aos 83 anos, morre Amazonino Mendes, 3x Prefeito de Manaus, 4x Governador e até Senador. Seu legado ficará marcado na história do Amazonas. Descanse em paz!
Meus sinceros sentimentos à toda sua família e amigos! pic.twitter.com/OogyEmVVSz
— Capitão Alberto Neto (@capalbertoneto) February 12, 2023
Aleam
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito. “O Amazonas está de luto. Neste momento de extremo pesar junto-me a centenas de milhares de amazonenses para lamentar o falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes”, disse Cidade.
Para o parlamentar, Amazonino deixa um legado de obras públicas que dificilmente será superado. Entre suas obras marcantes, segundo Cidade, o foi construção dos primeiros viadutos de Manaus, construídos na década de 1990.
“O Negão, como se autointitulou, hoje descansou e passou para a história como o líder político mais longevo do nosso estado. De grandes realizações, Amazonino deixa um legado de, acima de tudo, alguém apaixonado pelo Amazonas. Foi estrategista, visionário e destemido. Realizou feitos indiscutíveis. Hoje, como tantos amazonenses, lamento sua partida ao mesmo tempo que celebro o legado desse grande amazonense. Vá em paz, Negão”, finalizou Roberto.
Em nota oficial, assinada pelos 24 deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lamentou o falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes. O texto da nota conjunta relembrou a trajetória política do estadista que governou por quatro mandatos no Estado; prefeito de Manaus por três vezes e senador. Também exaltou o legado à história do Amazonas.
“Amazonino que serviu, em muitos momentos, de inspiração para diversos políticos do nosso Estado, entra hoje, definitivamente, para o rol dos homens públicos que deixaram grandes feitos para o Amazonas. Seu legado está para sempre em nossa história”, concluiu a nota coletiva do Poder Legislativo.
Leia o texto na íntegra:
“Nós, os 24 deputados estaduais do Amazonas, lamentamos, com imenso pesar, o falecimento do ex-governador do Estado, Amazonino Armando Mendes, ocorrido neste domingo, 12 de fevereiro.
Governador por quatro vezes, prefeito de Manaus por três vezes, senador, e que serviu, em muitos momentos, de inspiração para diversos políticos do nosso Estado, Amazonino Mendes entra hoje, definitivamente, para o rol dos homens públicos que deixaram grandes feitos para o Amazonas. Seu legado está para sempre em nossa história.
Aos familiares, amigos e admiradores nossas mais sinceras condolências.
Deputado Roberto Cidade
Deputado Carlinhos Bessa
Deputada Alessandra Campêlo
Deputado Felipe Souza
Deputado João Luiz
Deputado Abdala Fraxe
Deputada Joana Darc
Deputado Cabo Maciel
Deputado Sinésio Campos
Deputado Dr. Gomes
Deputado Adjuto Afonso
Deputado Comandante Dan
Deputado Cristiano D’Angelo
Deputado Daniel Almeida
Deputada Débora Menezes
Deputado Delegado Péricles
Deputado Dr. George Lins
Deputada Dra. Mayara
Deputado Mário César Filho
Deputada Mayra Dias
Deputado Rozenha
Deputado Thiago Abrahim
Deputado Wanderlei Monteiro
Deputado Wilker Barreto”, diz a nota.
Alfredo Nascimento
O ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento (PL) escreveu um texto em memória ao gestor que dedicou. “Uma vida inteira a coisa pública” e que “deixa um legado insuperável”. Ele agradeceu pessoalmente aos ensinamentos, oportunidades e amizade que tiveram ao longo dos anos. “Fica o meu abraço saudoso e o desejo que Deus o receba e proteja sempre. Os meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, disse Nascimento.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Alfredo Nascimento (@alfredonascimentooficial)