*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que propagaram o caos na cidade de Brasília no último domingo (8/1) fizeram questão de registrar os próprios atos de terrorismo e postar em suas redes sociais. Dezenas de imagens de vídeos que circulam na internet mostram os momentos em que os bolsonaristas invadem os prédios dos três poderes e comemoram a invasão.
O jornal Estadão analisou 26 horas de material audiovisual propagado pelos bolsonaristas. O material deixa claro que a invasão foi premeditada e organizada por dias. Diversos vídeos postados por bolsonaristas apontam, também, a conivência das forças de segurança que guardavam o local. A ideia dos apoiadores de Bolsonaro era que, ao causar a destruição no patrimônio público, as Forças Armadas agiriam, mas contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ainda que alguns militares no local tivessem demonstrado simpatia pelo movimento golpista, a tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal e soldados do Exército detiveram os manifestantes. Mais de 1.500 pessoas foram presas.
Confira sete falas de participantes dos ataques em Brasília destacados pela imprensa brasileira: