*Da Redação Dia a Dia Notícia
Manaus não atingiu a meta de alfabetização infantil em 2024 e apresentou desempenho inferior ao do ano anterior. Segundo o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação, as escolas da rede municipal, sob gestão do prefeito David Almeida (Avante), registraram índice de 50,13%, abaixo da meta nacional de 56,8%.
O estudo mostra que na prática a propaganda oficial da Prefeitura Municipal sobre o avanço do sistema municipal de educação está em xeque, apesar do orçamento do setor. Em 2023, ainda na gestão David Almeida, a alfabetização de crianças atingiu o índice de 52,2%, portanto abaixo do ano passado.
Para reverter o quadro, o município precisaria crescer, pelo menos, 4,48 pontos percentuais para atingir a meta estabelecida pelo Inep para o ano de 2025, que está fixada em 61,28%. A situação se mostra como um desafio a partir do resultado do ano passado, que ficou 6,67 pontos percentuais abaixo do projetado pelo Inep.
Indicador
Os dados do Inep se referem ao Índice Criança Alfabetizada (ICA) e foram divulgados pelo Inep, órgão responsável pela pesquisa Alfabetiza Brasil, que engloba outras avaliações sobre a educação. O indicador é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O Inep cede um conjunto de itens que comporão os testes que serão aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação, e, posteriormente, o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados por essas avaliações. Entre outubro e novembro do ano passado, 2 milhões de estudantes foram avaliados pelos sistemas estaduais em suas próprias escolas.
O teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O padrão nacional de alfabetização que aponta a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023, conduzida pelo Inep para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental.
De acordo com o Ministério da Educação, o objetivo é assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano afetadas pela pandemia