*Da Redação Dia a Dia Notícia
O turismo gastronômico encontra no Amazonas o destino perfeito. Com uma culinária ancestral e sabores marcantes e únicos, a gastronomia amazonense usa os ingredientes das florestas e dos rios como protagonistas e cria receitas inusitadas e inigualáveis, sendo um prato cheio para os turistas que amam viajar para explorar novas experiências à mesa.
Pensando em todos aqueles que desejam saborear o melhor da culinária amazonense, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) fez uma lista com os pratos que você não pode deixar de experimentar quando visitar o Amazonas.
Tacacá
Com sabor forte que une o famoso caldo de tucupi com folhas de jambu, camarão e goma de mandioca, o tacacá é destaque na gastronomia do norte. A iguaria é ainda ótima para curar a ressaca de quem exagerou nas bebidas, pois o caldo revigora, cortando o efeito do cansaço!
Tambaqui
O tambaqui faz parte do dia a dia dos amazonenses e pode ser consumido frito, assado na brasa ou na tradicional caldeirada de tambaqui. O peixe de água doce assado é a marca registrada do domingo em família no Amazonas. Com um sabor único e delicioso, é o prato de destaque na gastronomia e pode ser servido com farinha de mandioca. Em todas as formas de consumo, o sabor deste peixe de água doce encanta por sua explosão de sabor.
Doce de cupuaçu
A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em diversas outras receitas.
X-Caboquinho
A dica imperdível para quem visita o destino Amazonas é saborear o café da manhã amazonense, que vai muito além da tradicional tapioca e conta com sanduíches que levam ingredientes típicos da floresta. Entre os sanduíches, o preferido da população local é o famoso X-Caboquinho, servido tradicionalmente no pão francês com lascas de tucumã, banana da terra frita e queijo coalho. Esse é o patrimônio cultural da culinária amazonense!