*Da Redação Dia a Dia Notícia
O município de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus, foi invadido por garimpeiros após ação da Polícia Federal (PF) que destruiu embarcações e equipamentos nas comunidades próximas a cidade na terça-feira (14). A operação da PF destruiu dragas de garimpo que atuavam de forma ilegal no rio Madeira, no Sul do Amazonas.
De acordo com moradores, dezenas de garimpeiros teriam invadido o município, ateado fogo em pneus e ameaçado invadir prédios públicos em retaliação a operação de combate ao garimpo ilegal na região realizada pela Polícia Federal.
Os garimpeiros teriam bloqueado a rodovia de acesso a cidade para tentar evitar a chegada de reforço policial, além de impedir os militares do Corpo de Bombeiros de conter o fogo e ameaçando invadir o prédio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Dedei Lobo, prefeito de Humaitá, se apresentou contra a ação da PF de combate ao garimpo ilegal e afirmou que são famílias de extrativistas minerais.