*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Vídeos que circulam nas redes sociais neste domingo (28) mostram vários garimpeiros fazendo uma grande manifestação reivindicando a retomada de suas casas e protestando contra a forma que a Polícia Federal (PF) teria os obrigado a deixar suas balsas.
Na última semana, casos de garimpo ilegal tomaram conta das manchetes dos maiores jornais e portais do país, garimpeiros se aglomeraram no Rio Madeira, após a suposta descoberta de grande quantidade de ouro na região, e nesse sábado (27), dragas que estavam atracadas no leito do rio, próximo à cidade de Autazes (AM), foram incendiadas.
Com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal (PF) e a Marinha do Brasil realizaram operação para conter o avanço do garimpo ilegal na região da Amazônia. O ministro Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), afirmou que foram destruídas 69 balsas.
De acordo com informações de testemunhas, uma lancha de policiais da força nacional chegou aos pontos onde os garimpeiros estavam e os agentes foram ateando fogo em tudo. As balsas queimadas funcionavam como casas aos garimpeiros, abrigando entre quatro e seis pessoas, com alojamentos, refeitórios e dragas.
Veja os vídeos: