*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O boi-bumbá Garantido relembrou a própria trajetória de lutas e glórias durante a última noite do 56º Festival Folclórico de Parintins, nesse domingo (02/07), na arena do Bumbódromo de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Toadas clássicas encarnadas, como “Mapinguari”, de 1997, e Coração de Batuqueiro, de 2004, emocionaram o público na ocasião.
Durante a noite, mais uma vez o Boi do Coração na testa foi o primeiro a entrar no palco. Paulinho Faria, Emerson Maia, Maria Ângela e Dona Xanda (mãe de Lindolfo Monteverde) foram alguns dos importantes personagens do bumbá celebrados.
Segundo o diretor de arena do bumbá Garantido Telo Pinto o motivo do bumbá relembrar momentos importantes ao longo da história é resgatar as tradições e proporcionar nostalgia. A apresentação emocionou os torcedores da baixa do São José.
“Para marcar a tradição do Garantido. O Garantido é Por Toda a Vida e se é por Toda Vida tem que sempre resgatar suas tradições e relembrá-las. O nosso espetáculo é focado, principalmente, na tradição do nosso boi-bumbá, lá da Baixa, lá do São João. Um Festival realmente muito nostálgico para todos nós. E o Garantido está preparado para ser campeão do Festival”, disse Telo.
Conforme o representante do Pai Francisco há dois anos, Orlan Bertrand, de 28 anos, por muito tempo a figura foi caricata e essa nova proposta visa dar uma nova roupagem a esses personagens.
“São figuras pretas dentro do Festival de Parintins. A gente tem o papel de dar protagonismo a esses itens da tradição do Boi-Bumbá. A lenda do Boi-Bumbá começa com eles, Pai Francisco e Mãe Catirina. Quando a gente vem representar esses itens é preciso ter muita responsabilidade e fazer muito além do que a história contou dentro da arena”, acrescentou Orlan.
Ainda foi montado um cenário que reviveu o terreiro onde nasceu o Garantido e tablados usados como palco nos primeiros Festivais, além de ‘acender’ lamparinas para recordar as ruas de Parintins no início do boi. A apuração ocorre nesta segunda-feira (03/07).
Sobre o festival
Em 2023, o Governo do Estado investiu diretamente R$ 12 milhões no evento, R$ 6 milhões para cada bumbá, além do patrocínio da Coca-Cola, que há 27 anos é parceira do Festival, na ordem de R$ 2,5 milhões – R$ 1,25 milhão para cada boi. O evento é realizado pelo Governo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio de todos os órgãos do Estado.
Neste ano, o evento se fundamenta em três pilares: cultura, turismo e sustentabilidade. Durante o Festival, ações também fortaleceram a Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, com o tema “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime”, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).