*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Gabriel Medina entrou para a história do surfe nesta segunda-feira (29). Na terceira rodada dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o tricampeão mundial estabeleceu a maior nota já registrada em Olimpíadas. Filipe Toledo, por outro lado, foi eliminado do torneio.
Na bateria número 5 da terceira rodada, Gabriel Medina reencontrou o japonês Kanoa Igarashi. Na última vez que se enfrentaram em Jogos Olímpicos, Kanoa levou a melhor em uma disputa controversa.
Medina começou com tudo e fez história com menos de 10 minutos de bateria. Ele pegou um lindo tubo e conseguiu uma nota de 9.90, a maior do surfe em Jogos Olímpicos. O brasileiro continuou ativo e terminou com a somatória de 17,40 (9,90 e 7,50), enquanto o japonês somou apenas 6,44 (3,67 e 2,77).
Despedida de Filipe Toledo
O primeiro duelo Brasil e Japão do dia ocorreu entre Filipe Toledo e Reo Inaba. Diferentemente dos dias anteriores, o mar estava pesado nesta terça-feira. Tanto que Inaba, ao tentar pegar a primeira onda da bateria, acabou quebrando sua prancha. Até a metade da bateria, Filipinho ainda não havia pegado nenhuma onda, enquanto o japonês somava 5,34 (3,17 e 2,17).
Na reta final, Filipe Toledo tentou seu primeiro tubo, mas atrasou para ficar imerso, tomou caldo e também teve sua prancha quebrada faltando menos de 10 minutos para o fim. Na tentativa de virar o jogo, ele acabou fazendo escolhas erradas e só conseguiu somar 2,46 (1,43 e 1,03), enquanto Inaba ainda trocou de nota e somou 6,00 (3,17 e 2,83).