*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informaram a confirmação de cinco novos casos de varíola dos macacos no estado. Os pacientes são quatro homens e uma mulher, todos residentes da capital Manaus. Outros três casos suspeitos foram descartados após exames em laboratório.
Os quatro pacientes homens com confirmação para o vírus monkeypox estão na faixa etária de 20 a 30 anos. O início dos sintomas ocorreu entre os dias 20 e 22 de agosto de 2022. Os principais sintomas informados foram febre, cefaleia (dor de cabeça), erupção cutânea, dor nas costas, fraqueza e lesões na boca. Os casos foram notificados entre os dias 24 e 27 de agosto.
A paciente feminina também está na faixa etária de 20 a 30 anos. Segundo a FVS, os sintomas iniciaram em 23 de agosto e a notificação foi feita três dias depois. A paciente apresentou lesões na boca, inchaço dos gânglios, dor de garganta e fraqueza.
Nenhum dos pacientes precisou ser hospitalizado. Todos seguem estáveis, em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM).
Terceira vítima: homem infectado com varíola dos macacos morre no interior do Rio de Janeiro
Anvisa autoriza uso emergencial de kits para diagnóstico de varíola dos macacos
Dados gerais
O Amazonas passa a ter 27 casos confirmados da doença com os novos dados. Outros 21 casos ainda estão sob suspeita e 46 foram descartados. Um dos casos suspeitos está hospitalizado, porém estável, sendo monitorado pela vigilância hospitalar. Dos 27 casos confirmados, 25 (93%) eram do sexo masculino e 02 (7%) do sexo feminino, com mediana de idade de 29 anos.
As principais medidas de prevenção para a população são:
- Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;
- Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;
- No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar as suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
- Em casos suspeitos, ficar em isolamento até o resultado laboratorial;
- Em casos confirmados, manter isolamento até total cicatrização das lesões;
- Medidas adicionais devem ser mantidas para os casos suspeitos ou confirmados, como higiene das mãos com frequência e não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, roupas ou roupas de cama.