*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Com a chegada do inverno amazônico desde o mês de novembro, a circulação de vírus causaram uma onda de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre elas a influenza. Com isso, a população tem procurado cada vez mais atendimento médico nos hospitais, gerando superlotação.
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) no fim do mês de novembro foi emitido um alerta para esse período sazonal destacando os vírus da influenza no Amazonas.
“Com início da sazonalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a partir da ocorrência de chuvas no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Saúde emitiu, nesta quarta-feira (24), o alerta para período sazonal dos vírus da influenza no Amazonas por meio de nota técnica Nº 35/2021”, destacou em nota.
Ainda de acordo com a FVS-AM, de janeiro até novembro, foram registrados 24.111 casos de SRAG no Amazonas. Durante todo o ano passado, foram 28.110. Os dados constam no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.
“No mês de novembro, início do período chuvoso e sazonal para SRAG e que segue até maio do ano seguintes, foram registrados 64 casos de influenza (H3N2) no Amazonas. Desses 64 casos, 61 foram pacientes que apresentaram sintomas gripais leves e três internações hospitalares”, contou.