Neste domingo, dia 19, o Governo do Amazonas contabilizou 379 casos de Covid-19 entre profissionais de saúde das redes pública e privada, como técnicos de enfermagem (154), enfermeiros (68) e médicos (55). Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
Do total de casos confirmados, 217 estão em isolamento domiciliar, 140 estão fora do período de transmissão e 13 estão internados (11 em leitos clínicos e 2 em UTI). Há o registro de nove óbitos, sendo três médicos, quatro técnicos de enfermagem, um gestor e um profissional de outra categoria.
Médicos
No último domingo (12), foram confirmadas as mortes dos médicos Altamir Bindá e Raimundo Ferreira, por meio de uma nota de pesar divulgada pela vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Patrícia Sicchar. “Perdemos grandes guerreiros nesta madrugada. Que Deus console suas famílias e amigos. Quantos mais perderemos por culpa de falta de estrutura e EPIs?”, questiona Patrícia.
Na segunda-feira (13), o Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) confirmou a morte do médico Carlos Roberto de Medeiros. Segundo as notas emitidas pelo conselho, somente os médicos Altamir Bindá e Carlos Medeiros tiveram a morte em decorrência da Covid-19.
Ontem, dia 18, a diretora do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo, Ana Valéria Costa de Matos, de 51 anos, morreu, por volta das 13h40, no Hospital Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, após piora no quadro de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).