Manaus, terça-feira 17 de junho de 2025
Search

booked.net

FVS-AM confirma casos de catapora em escolas de Iranduba, e descarta Mpox

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) esclareceu, nesta quinta-feira (15), que os casos identificados em escolas de Iranduba, não se trata de Mpox, como foi inicialmente divulgado no município, mas sim varicela (catapora).

De acordo com a FVS, após investigação e análise laboratorial, os casos foram confirmados como varicela, doença viral comum entre crianças e que apresenta sintomas semelhantes à mpox. “Realizamos o acompanhamento adequado. Em Iranduba, promovemos uma reunião técnica com a Secretaria Municipal de Saúde para reforçar medidas de vigilância, controle e educação em saúde”, disse Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS.

O esclarecimento também foi realizado à Secretaria de Educação da localidade. O responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, Alexsandro Melo, afirma que o acompanhamento inclui o apoio técnico e orientações. “Estivemos em contato com a vigilância de Iranduba, oferecendo orientações e esclarecendo sobre as ações de enfrentamento.

Recomendações

Entre as ações recomendadas, a FVS destaca estratégias de prevenção para ambientes escolares, como: educação sobre sintomas e modos de transmissão; reforço à higiene com fornecimento de pia com água e sabão e/ou álcool 70%; identificação precoce de casos suspeitos com afastamento imediato; manutenção de ambientes ventilados; e combate ao estigma com abordagem empática e responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba emitiu nota oficial, no instagram da secretaria, esclarecendo que não há casos confirmados de Mpox no município. Além disso, a Semsa Iranduba informou que irá reforçar os protocolos para vigilância em saúde de Mpox.

Diferença entre Mpox e varicela

Os sintomas da varicela e da Mpox podem ser confundidos, como febre e lesões na pele, mas há diferenças importantes. A varicela costuma iniciar com bolhas pelo corpo, principalmente em crianças, com evolução rápida das lesões. Já a Mpox pode provocar lesões dolorosas, febre alta, inchaço dos gânglios e sintomas mais intensos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.