*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um grupo de jovens de Manaus, moradores do bairro Compensa, ganhou as redes ao fazerem uma releitura de grandes obras artísticas do passado sob o olhar da do funk. O trabalho foi produzido pelo coletivo Funkeiros Cults, cuja página nas redes sociais é famosa por artes e memes que unem a arte e a literatura com a cultura da periferia.
O criador da página e diretor criativo do ensaio, Daryel Teixeira, 23, destacou que seu objetivo é “incentivar e conversar com a juventude periférica sobre a importância da arte e da literatura”.
“Eu faço o trabalho de mesclar a arte com a cultura periférica para incentivar a galera a se aproximar. Quero mostrar que o jovem da periferia não é ignorante”, disse.
Em entrevista ao g1 Amazonas, Daryel afirmou que sente deslocado em espaços culturais e que deseja que a periferia ocupe esses espaços.
“Eu acho que as pessoas precisam olhar com outros olhos para a periferia, olhar com os olhos das pessoas que moram aqui. Nas vezes que eu tentei frequentar lugares culturais, bibliotecas e museus, eu me senti muito deslocado. Parece que eu estou afastado, deslocado. Sendo que é um direito meu, de todos nós brasileiros. A periferia merece estar dentro dos espaços culturais”, pontuou.
As fotografias foram feitas por Gusta Rain, identificado pelo perfil profissional @jovemrain.