*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Mangrove Action Project realizou uma competição de fotografias em comunidades costeiras e florestas de mangue para mostrar a vida selvagem, e a fragilidade desses ecossistemas únicos. O “close-up” de crocodilo nas águas de Cuba ganhou prêmios de fotografia, enquanto a imagem de um casal de colhereiros-rosados em Guaraqueçaba, no interior do Paraná, ficou em vice na categoria “Manguezais e Vida Selvagem: Decole”.
No oitavo ano do projeto, o objetivo é apresentar a vida tanto acima quanto abaixo da linha d’água. A foto do réptil foi capturada em Jardins da Rainha, que é um arquipélago ao largo da costa de Cuba e está protegido rigorosamente desde 1996.
“A população saudável de crocodilos americanos se deve à condição intocada dos manguezais, e eu queria capturar close-ups desse gigante gentil em seu habitat natural”, disse Houppermans.
Além disso, o local é um dos ecossistemas marinhos mais intocados do mundo
Sobre os mangues
Os manguezais sevem para a proteção contra as mudanças climáticas, com um acre (4.000 m²) de floresta, absorvendo quase a mesma quantidade de dióxido de carbono de um acre da floresta amazônica.
“O Mangrove Photography Awards tornou-se uma plataforma para intrigar as pessoas sobre o magnífico papel ecológico que os manguezais desempenham em nossas vidas”, disse o juiz Dhritiman Mukherjee.
É possível dizer que as florestas protegem as costas da erosão, quando as tempestades intensas se tornam mais frequentes.
Mangue brasileiro em segundo lugar
O vencedor da categoria “Mangroves & Wildlife: Take Off”, por Jayakumar MN, Emirados Árabes Unidos, que apresenta um flamingo maior (Phoenicopterus roseus) decolando durante uma migração pela Ásia e provavelmente retornará às mesmas zonas úmidas costeiras no inverno.
O vice-campeão da divisão foi a fotografia “Colhereiro”, de Priscila Forone, Brasil. Ela retratou os manguezais preservados de Guaraqueçaba, município do interior do Paraná, que é um local importante para os visitantes, incluindo este casal de colhereiros-rosados (Platalea ajaja).
Veja outras imagens a seguir:
Vencedor Mangroves & Humans: Honey Hunters, de Muhammad Mostafigur Rahman, Bangladesh, retratando ‘Caçadores de mel’ que coletam o mel silvestre nos manguezais na maior floresta de mangue do mundo.
Vencedor do “Mangroves & Humans Runner Up: Living in a White Mangrove”, de Alex Cao, no Vietnã. Aqui é apresentado um pescador local onde lança as rede nos manguezais de flores brancas de Bau Ca Cai.
Primeiro lugar da categoria “Mangroves & Underwater: Blue Crab”, de Martin Broen, no México. Aqui podemos ver um caranguejo azul (Callinectes sapidus) pescando em uma transição única entre água doce e salgada.