Manaus, quarta-feira 28 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Fórum coloca em pauta iniciativas para alavancar a bioeconomia na Amazônia

O debate sobre qual planeta deixaremos para as gerações futuras é cada dia mais importante. Como podemos criar hábitos mais sustentáveis, alternativas para produções mais limpas, como diminuir diferenças sociais e territoriais, entre outras formas de aliar o crescimento econômico e a conservação ambiental. O Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM), que até sexta-feira, dia 25 de junho, de forma on-line, coloca esses assuntos em pauta com a presença de especialistas do Brasil e do mundo.

Os painéis do fórum estão sendo transmitidos por meio do canal da Revista Página 22 no Youtube.

Produção de proteínas alternativas, desenvolvimento do território amazônico e políticas extrativistas saudáveis são os assuntos que abrem a segunda semana de evento, com o painel “Future Trends: proteínas alternativas e a biodiversidade amazônica”, que acontece nesta segunda-feira, dia 21 de junho, das 11h às 12h30. Outro tema que norteia o fórum é a diminuição de diferenças sociais e territoriais, por isso, na terça-feira, 22 de junho, das 11h às 12h30, a conversa será sobre o investimento em fitoterápicos amazônicos e plantas medicinais, visando sua entrada no mercado internacional de produtos da sociobiodiversidade.

“Temos grandes expectativas nas propostas que serão geradas durante o F2iBAM. Muito se fala em desenvolver a bioeconomia no Amazonas, mas sem propostas concretas de financiamento. Sem uma abordagem pragmática, não podemos fazer com que essa atividade, especialmente as de cunho básico e florestal, possam alcançar destaque e criar o seu impacto no PIB, de forma a gerar, de fato, o desenvolvimento sustentável em nossa região. Temos, com este evento, uma excelente oportunidade de transformar o que existe e criar a Amazônia que queremos para o futuro: preservada, gerando riqueza e protegendo o clima mundial”, disse um dos organizadores do fórum, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jório Veiga.

Ainda na terça-feira, das 15h às 16h30, haverá uma troca de experiência sobre bionegócios com foco no manejo do pirarucu, com a presença de representantes de entidades brasileiras e americanas. Para o dia 23, quarta-feira, o painel de abertura, das 11h às 12h30, será “A indústria e a bioeconomia na Amazônia”, onde serão abordadas estratégias para impulsionar a bioeconomia na região, tendo como ponto de partida a Zona Franca de Manaus (ZFM). Das 15h às 16h30, o tema continua com o painel “ASG: Taxonomia e valoração de externalidades positivas socioambientais”.

No penúltimo dia de fórum, dia 24 de junho, quinta-feira, das 10h30 às 12h30, o assunto a ser debatido no painel “Redes de fomento ao Ecossistema de inovação em Bioeconomia” será a criação de iniciativas que tem como objetivo fortalecer o crescimento da bioeconomia na região. E, para encerrar o evento, na sexta-feira, dia 25 de junho, das 11h às 12h30, acontece o painel “Cooperação internacional e recuperação verde na Amazônia Legal”.

Sobre o Fórum

É um evento amplo e inédito no país, realizado sob coordenação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e a iniciativa “Uma Concertação pela Amazônia”, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), de várias empresas, instituições, governos, entre outros. Terá ainda a organização do Grupo de Trabalho em Bioeconomia (GT Bioeconomia), que possui 19 institutos ligados ao meio ambiente.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.