*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um forte terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar, no Sudeste Asiático, atingiu nesta sexta-feira (28) também a vizinha Tailândia, deixando vários mortos. Um prédio em construção desabou na capital tailandesa, Bangkok, assim como edifícios ruíram em cidades birmanesas, com dano maior em Mandalay, segunda cidade de Mianmar. As informações são da Folha de S. Paulo.
O número de mortos ainda é incerto, e novas atualizações aumentam a cifra rapidamente. De acordo com o jornal americano The New York Times, um médico do Hospital Geral de Mandalay afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram e 300 ficaram feridas.
Já na Tailândia, o terremoto matou ao menos três pessoas, segundo o governador da capital, Chadchart Sittipunt. De acordo com o Instituto Nacional de Medicina de Emergência do país, uma estava no arranha-céu que desabou e onde dezenas de trabalhadores foram resgatados. Uma autoridade afirmou ao The New York Times que 70 pessoas ainda estavam desaparecidas no local.
A cidade foi declarada uma “área de emergência” pelo primeiro-ministro Paetongtarn Shinawatra, que pediu aos moradores que esvaziassem edifícios altos. Em Mianmar, as autoridades declararam estado de emergência em seis regiões.
O terremoto ocorreu na hora do almoço, às 12h50 locais. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o evento de magnitude 7,7 ocorreu a uma profundidade de 10 km, seguido 11 minutos depois por uma forte réplica de 6,4 e por outras mais moderadas.