Search
booked.net
Search
Close this search box.

Força Nacional chega a Barcelos após morte de indígena Baré (AM)

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O governo federal enviou agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) ao município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) após uma indígena da etnia Baré, identificada como Rosimar Santos de Oliveira, de 48 anos, ser estuprada e assassinada na última sexta-feira (3). Em nota enviada à Agência Cenarium, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disse que a mobilização ocorreu por “necessidade de pacificação e preservação da ordem pública diante da situação de tensão envolvendo as etnias Yanomami e Baré”. O acionamento ocorreu no último dia 4.

“O efetivo da FNSP chegou à região no mesmo dia para reforçar a segurança e garantir a proteção das comunidades e do patrimônio público. Por questões estratégicas e visando preservar a integridade dos agentes e da população, o número de efetivos mobilizados não será divulgado”, diz trecho da nota, enviada à reportagem nessa segunda-feira, 6. Os agentes prestam apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e às forças de segurança locais, a pedido da Casa de Governo de Roraima.

“Desde então, a Força Nacional tem atuado em cooperação com a Funai, as lideranças indígenas, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Exército Brasileiro. Reuniões de articulação foram realizadas para alinhar esforços na investigação do crime e promover o diálogo e a estabilização da situação local, que atualmente é considerada controlada”, explica a nota do MJSP.

À Agência Cenarium, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) disse que um inquérito policial foi instaurado para “apurar os crimes de estupro e homicídio contra uma indígena”. Segundo a PC-AM, pessoas já foram ouvidas e diligências estão em andamento para localizar os suspeitos de praticar os crimes. O caso segue sob sigilo.

Entenda o caso

Uma mulher indígena da etnia Baré, identificada como Rosimar Santos de Oliveira, de 48 anos, foi estuprada e assassinada na última sexta-feira (3), no município de Barcelos. De acordo com informações repassadas à reportagem por familiares da vítima, os suspeitos de cometer os crimes gravaram o ato criminoso e o conteúdo circula em conversas de aplicativos de mensagens.

Integrante da Associação Indígena de Barcelos (Abisa), Rosimar foi encontrada morta em um terreno localizado na rua vereador José Basílio, nas proximidades do Hospital Geral de Barcelos, na região central do município. O corpo da vítima apresentava sinais de estupro e violência, conforme os familiares dela.

Com a repercussão do caso, familiares de Rosimar convocaram uma manifestação para pedir justiça pelo assassinato da indígena. O protesto, realizado nesse domingo (5), reuniu várias pessoas e iniciou-se na sede da Associação de Indígenas de Barcelos (Asiba). Os manifestantes seguravam cartazes com frases como “Queremos Justiça em favor de Rosimar”.

Após percorrer as ruas da cidade, o ato contou com parada na frente do edifício do Fórum de Justiça Antônio de Lucena Bitencourt. A manifestação foi encerrada na sede da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município.

*Com informações da Agência Cenarium 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.