A Folha de São Paulo publicou, nesta quinta-feira, dia 16, um vídeo gravado no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Pereira Machado, que mostra corredores e salas com corpos à espera de remoção ao lado de pacientes e macas no chão. A capital é a única cidade com UTI no Amazonas, o Estado com a mais alta taxa de incidência do novo coronavírus do país.
De acordo com a notícia, na imagem, de pouco mais de um minuto e aparentemente gravada por uma funcionária, há 10 corpos dentro de sacos mortuários ou sob cobertas e 11 pacientes. Alguns pacientes estão na mesma sala do que mortos e duas pessoas aparecem sob macas perto do chão. “Só se vê um leito vazio”, diz a matéria.
O local das imagens foi corroborado por três fontes independentes. Além disso, é possível ver o nome do hospital em dois avisos afixados em macas, aponta a reportagem. Uma das fontes indicou que o vídeo foi gravado nesta quarta-feira (15).
A reportagem, assinada por Fabiano Maisonnave, diz que fez contato com a assessoria do governador Wilson Lima, para tentar uma resposta, mas ainda não obteve retorno.