Cada planta tem seus princípios ativos curativos – alguns a gente conhece há séculos, outros a ciência ainda nem descobriu. Este é o motivo de nós lutarmos tão veementemente para a preservação da biodiversidade. Afinal, tudo o que está na natureza tem sua razão de ser. Vamos ver, então, alguns usos diferentes para a folha de louro que a gente antes usava apenas para fazer chá ou para temperar o feijão, certo?
Costumes nossos com o loureiro
Antigamente se costumava ter sempre um pé de louro, Laurus nobilis, o loureiro, perto de casa – era uma mão na roda ter as folhas frescas e a árvore, grande e sempre verde, ajudava na manutenção das boas energias do quintal (mas, também podia atrair raios, é certo).
O uso das folhas de louro vêm de longos séculos, na cultura dos povos mediterrânicos, região de onde é originária esta espécie – a coroa de louros dos imperadores, símbolo do mais alto status social e de poder fala, por si só, das qualidades desta planta nobre.
Na alimentação, as folhas de louro são usadas como tempero por seu potencial digestivo em grande variedade de receitas – molhos, guisados, temperos para leguminosas pois ajuda no processo digestivo.
O uso medicinal das folhas de louro também é bem conhecido como mostramos neste no nosso artigo LOURO: BENEFÍCIOS, USOS MEDICINAIS E COMO FAZER O CHÁ pelas propriedades curativas do óleo essencial de louro, que abunda em folhas e frutos (eucaliptol, o 1,8 cineol e diversos terpenos e o ácido láurico, basicamente). O fruto também é rico em ácidos graxos essenciais.
Usos alternativos para as folhas de louro
Veja para quanta coisa boa servem as folhas de louro, seja para saúde e bem-estar que para a beleza.
Água de louro – para melhorar seu astral
Deixe 3 folhas de louro em um copo de água, durante a noite, e beba ao acordar, em jejum.
Banho de folhas de louro- Relaxa e tonifica os músculos aliviando tensões e preocupações
* Em 2 litros de água junte um punhado de folhas de louro (umas 20 folhas) e ferva por 15 minutos. Deixe abafado outro tanto. Coe e misture na água da banheira.
* Repouse nesse banho, por até 20 minutos.
* Esmague, em um morteiro, um punhado de frutos maduros de louro, junte água até cobrir e leve a ferver em fogo baixo até a água secar.
* Esprema a massa cozida em um pano fino e reserve o creme. Use para massagear as áreas afetadas.
* Você também pode fazer este preparado macerando folhas verdes de louro em um morteiro e cozinhando-as em pouca água, até secar. Bata as folhas cozidas com um mixer, esprema-as em um pano fino.
* Use esta pasta, pura ou misturada a um óleo (azeite de oliva, óleo de coco, óleo de amêndoas ou de semente de uva) para massagear as áreas doloridas ou, para cobrir as áreas lesionadas de sua pele.
Óleo de louro –Contra acne
* Coloque um punhado de folhas de louro em 250ml de azeite de oliva. Use um vidro escuro e deixe de repouso por 15 dias, em local fresco. Coe o conteúdo e use este óleo para passar sobre as lesões de acne e outros problemas de pele semelhantes.
Chá de louro para regular a digestão e o ciclo menstrual
* Faça este chá por infusão: 2 folhas de louro para cada copo de água fervida. Abafe por 15 minutos, retire as folhas e tome, frio ou morno. Conserve na geladeira por até 24 horas. Beba 3 xícaras ao dia.
Fumaça de folha de louro – facilita a respiração, atenua dores de cabeça e reduz o estresse nervoso
* Acenda uma folha grande de louro, bem seca e, quando começar a queimar, sacuda-a para fazer fumaça. Inale essa fumaça e repita, quantas vezes ao dia precisar.
* Coloque folhas secas de louro em um pote com carvão em brasa e caminhe pela casa, para espalhar o aroma (defumar a casa com louro é muito relaxante).
Cataplasma de folhas frescas de louro – feridas e pele queimada por urtiga ou outras plantas urticantes
Cozinhe algumas folhas de louro em azeite de oliva, em fogo baixo. Deixe repousar, tampado, até amornar. Use as folhas cozidas para cobrir o local ferido.
Contra insetos, ratos e animais peçonhentos
* Espalhe folhas de loureiro pela casa, dentro das gavetas, atrás dos móveis ou por onde andam os animais que você quer espantar.
Para ajuda no controle da diabetes
As folhas de louro servem como um complemento no tratamento da diabetes tipo 2, pois reduzem o nível de glicose no sangue. Para isso, recomenda-se tomar louro em pó por 30 dias ou ferver algumas folhas de louro em 3 copos de água. Filtre, deixe esfriar e beba imediatamente antes das refeições, duas vezes ao dia.
Lembrando que esse tratamento não substitui a ida ao médico, pois funciona apenas como um complemento.
Para fortalecer a saúde do coração
As folhas de louro possuem ingredientes ativos, como os flavonóides, que ajudam a melhorar o desempenho cardíaco, prevenindo derrames e ataques cardíacos. Recomenda-se ferver 10 folhas de louro em 3 copos de água por alguns minutos. Filtre e beba a infusão quente uma vez por dia.
Funciona como um analgésico – para aliviar dores
O óleo extraído das folhas de louro ajuda a aliviar dores decorrentes de fadiga, entorses, artrite ou reumatismo, enxaquecas e dores de cabeça. É só fazer compressas com a infusão de louro nas áreas doloridas, ou massagear com pequenas quantidades do óleo.
Contra gripe, tosse e resfriado – compressas no peito
As folhas de louro também são eficazes no combate aos sintomas da gripe, tosse e resfriado. Basta ferver 2 ou 3 folhas de louro durante 10 minutos e molhar um pano de algodão para fazer compressas no peito. O mesmo chá pode ser ingerido com mel para auxiliar no tratamento.
Chá de louro para a saúde dos rins
As folhas de louro ajudam a melhorar a saúde dos rins e podem ser usadas como complemento no tratamento de infecções e cálculos. Ferva 5 gramas de folhas de louro em 200 ml de água por alguns minutos. Filtre e deixe esfriar. Beba algumas vezes ao dia.
Louro como tempero para prevenir prisão de ventre e diarreia
As folhas de louro contêm vitaminas e sais minerais que facilitam e ajudam a regular o intestino, prevenindo prisão de ventre e diarreia. Para obter esse benefício, inclua algumas folhas na preparação de alimentos e bebidas.
Louro para fortalecer o sistema imunológico
As substâncias naturais contidas nas folhas de louro também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Bastar usar algumas folhas diariamente no preparo dos alimentos ou em infusões para garantir esse benefício.
Para deixar os dentes mais brancos e saudáveis
A dica aqui é usar o pó obtido da trituração das folhas de louro misturado com água, formando uma pasta para ser usada como creme dental branqueador. Já a infusão pode ser usada como enxaguatório bucal.
Para relaxar e ter uma boa noite de sono
O louro tem um efeito calmante para o sistema nervoso. Por isso, recomenda-se beber uma infusão de folha de louro antes de dormir todos os dias.
Antioxidantes do louro para a prevenção do câncer
Por ser rico em antioxidantes e fitonutrientes, o louro torna-se um grande aliado na prevenção contra o câncer, desde que tenha um estilo de vida saudável e dieta equilibrada.
Louro hidrata a pele e previne rugas
Os princípios ativos contidos nas folhas de louro melhoram o aspecto da pele seca e evitam o aparecimento de rugas. Para isso, faça uma infusão com 5 folhas de louro secas fervidas com 2 xícaras de água por alguns minutos. Despeje a infusão em uma tigela grande e cubra a cabeça com uma toalha para que a pele possa absorver o vapor.
Louro para cabelos fortes e saudáveis
Não poderia ser diferente, mas as propriedades das folhas de louro também são benéficas para os cabelos. Para deixá-los sedosos e macios, basta ferver algumas folhas na água por cerca de 20 minutos, coar, deixar esfriar e antes de usar o shampoo. Para caspa e queda de cabelo, faça um enxágue final com a infusão de folha de louro
Louro no tratamento contra piolhos
Além de repelente contra insetos, as folhas de louro também ajudam a eliminar piolhos. Para isso, ferva 50 gramas de folhas de louro picadas em 400 ml de água, deixando reduzir para 100 ml. Filtre e aplique a infusão da raiz às pontas dos cabelos. Deixe agir por 3 horas e enxágue.
Efeito do louro nos meridianos
Segundo a medicina tradicional chinesa, o louro atua nos meridianos do baço-pâncreas e estômago atingindo o sistema imunológico, o digestivo e as mucosas internas da boca.
O excesso de louro pode fazer mal?
Sim, o excesso de louro – ingerido ou usado topicamente, poderá resultar em reações de saturação do organismo afetando tanto nossa saúde física (mau hálito, problemas digestivos, baixa de imunidade, dentre outros) como nosso equilíbrio emocional (excesso de preocupação, ideias fixas e pensamentos obsessivos).
Não use qualquer medicamento natural com louro (chás e banhos, incluídos)por mais de 10 dias consecutivos e nem ultrapasse a dosagem de até 3 xícaras de chá ao dia.
Antes de fazer qualquer uso tópico do loureiro convém ter certeza de que esta planta não lhe vai causar alergias (é raro mas acontece – experimente na pele fina do antebraço).
*Com informações da GreenMe.