*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito David Almeida (Avante) participou da segunda edição da Corrida de Rua Manaus em Movimento e ressaltou o sucesso da iniciativa na manhã deste domingo (16/4), no complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste da cidade. “A gente cumpre com a nossa etapa de fazer saúde, por meio da prevenção, utilizando as práticas esportivas, tirando as pessoas do sedentarismo para que todos possam ter saúde por intermédio do esporte”, disse o gestor.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a ação ocorreu por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e promoveu saúde, emoção e alegria para a população por meio da atividade física. O movimento recebeu adesão em massa de atletas e entusiastas das corridas de rua.
Segundo Almeida, a corrida foi um sucesso de público, iniciando pouco após o raiar do dia e reuniu aproximadamente 6 mil pessoas, entre inscritos, corredores “pipoca” e público em geral.
“O site da corrida registrou 1,1 milhão de acessos em menos de 10 minutos, em 8 minutos acabaram as inscrições. Portanto, no ano que vem vamos aumentar para 5 mil inscrições. Assim, a gente cumpre com a nossa etapa de fazer saúde, por meio da prevenção, utilizando as práticas esportivas, tirando as pessoas do sedentarismo para que todos possam ter saúde por intermédio do esporte. E até o final vamos intensificar as atividades, fomentando o esporte em todas as áreas”, declarou o prefeito.
Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, as atividades físicas e desportivas são essenciais para uma maior qualidade de vida e até mesmo para a prevenção de doenças. Ela ainda agradeceu os participantes do evento.
“Foi muito legal, com muita gente e todo mundo participando. Esse evento já está no calendário oficial da Semsa e tem a intenção de sensibilizar a população para a prática da atividade física como forma de prevenir doenças. O resultado incrível que tivemos nessa segunda edição contribui para que mais pessoas adotem novos estilos de vida, incluindo exercícios e esportes em seu cotidiano e usufruindo dos seus benefícios”, apontou a secretária.
Vencedores da edição
Os três primeiros lugares das duas categorias receberam troféus e medalhas das mãos do prefeito. Os atletas Wenderson dos Santos e Bianca Moura se consagraram vencedores da prova nas categorias Masculino e Feminino.
Wenderson foi o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada, e festejou ao completar o trajeto em 14 minutos e 49 segundos após a largada. A prova teve início às 5h56, para cadeirantes, e às 6h, para os demais participantes.
Bianca Guedes também celebrou ao finalizar o percurso de 5 quilômetros, cravando o tempo de 19 minutos e 6 segundos. Ela e Wenderson dividiram o pódio com Dionísio Cosme Cardoso e Luis Moura Camelo, que conquistaram o segundo e o terceiro lugares, na categoria Masculino; e com Edite Almeida Teixeira e Genilce Santana Ribeiro, respectivas segunda e terceira colocadas no Feminino.
Com a proposta de sensibilizar as pessoas para a importância da atividade física desde cedo, a nova edição da corrida de rua ampliou a faixa etária dos competidores, abrindo espaço para o público infantil no evento.
Os corredores mirins de 1 até 12 anos participaram da “corridinha” a partir das 7h30, com percursos de 50 metros, para as crianças de 1 a 4 anos, e de 100 metros, para aquelas de 5 a 12 anos.
Público
Segundo a Prefeitura, participaram da 2ª Corrida Manaus em Movimento – Promovendo Saúde em torno de 4,6 mil corredores de todas as idades, conforme os organizadores. Somado ao público da Ponta Negra, o evento reuniu mais de 6 mil pessoas.
Do total de corredores, 3,5 mil se inscreveram de forma gratuita, mediante a entrega de uma lata de leite em pó para doação a instituições filantrópicas. Foram disponibilizadas 3.300 vagas para jovens e adultos a partir de 13 anos, e 200 para crianças de 1 a 12 anos.
Os demais participantes da competição foram os chamados “corredores pipoca”, entusiastas que não integram a disputa oficial, mas acompanham o percurso pela participação e pelo prazer de praticar o esporte de rua.