Search
booked.net
Search
Close this search box.

Filme “Na Terra Yanomami o Halloween é real” mostra a realidade assustadora no território indígena 

Em 31 de outubro se comemorou o Halloween, ou o Dia das Bruxas. A data é marcada todos os anos por lançamentos cinematográficos assustadores, protagonizados por fantasmas, vampiros e outros monstros que perseguem suas vítimas sem piedade. A data também enseja muitas fantasias e brincadeiras entre crianças, jovens e adultos. No entanto, enquanto o terror do cinema ou de “doces e travessuras” são puro entretenimento, o vivido pelos moradores da Terra Indígena Yanomami é real – e perpetrado por foices, armas e motosserras de verdade.

No território indígena, o avanço do garimpo ilegal devasta a floresta, polui os rios e traz doenças, transformando a vida dos Yanomami e Ye’kwana em um pesadelo do qual eles não podem despertar.

Para chamar a atenção para essa situação dramática, o Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana lançou na última sexta-feira, dia 30, “Uma história de terror para os Yanomami”, produzido pela agência Wieden +Kennedy São Paulo, parceira da campanha.

“Você não pode dormir. Você não pode se esconder. Não ouse entrar no rio. Não adianta fechar a estrada. Não adianta se isolar. Não adianta rezar. Eles não vão parar. Eles vão continuar. Nem que eles tenham que destruir tudo”, narra, na língua Yanomami, o líder indígena Dário Kopenawa, diretor da Hutukara Associação Yanomami e porta-voz da campanha #ForaGarimpoForaCovid.

Dário Kopenawa conta que o filme é mais um instrumento para mostrar a realidade de sofrimento, ameaça, perseguição e destruição que as comunidades estão vivendo na floresta, agravada pela pandemia da Covid-19.

“O mundo inteiro já conhece esses filmes do Halloween na ficção, mas hoje os povos Yanomami e Ye’kwana vivem esse pesadelo na pele”, afirma a liderança.

“Queremos mostrar para a nova geração o nosso problema, com o desmatamento, ameaças de morte, violação dos direitos dos povos indígenas, da cultura, costumes, rituais e tradições. Então, estamos pegando esse barco da festa do Halloween para mostrar o perigo que estamos vivendo para o Brasil e para o mundo” completa Dario.

Fora Garimpo, Fora Covid!

O filme pede ao espectador assinar a petição da campanha #ForaGarimpoForaCovid, cujo objetivo é a retirada dos mais de 20 mil garimpeiros da Terra Indígena Yanomami que estão também disseminando a Covid-19 entre as aldeias.

Segundo dados da Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana, até o final de outubro, foram confirmados 1.201 casos, nove óbitos e 13 óbitos suspeitos pelo novo coronavírus. Calcula-se que mais de 10 mil indígenas estejam expostos à esta doença, ou seja, quase metade da sua população.

“O Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana tem levado a nossa voz e a nossa luta diante do que estamos vivendo com esse descaso do Governo Federal. A Mãe Terra está sofrendo, todo o território Yanomami, junto com os espíritos de muitos que já morreram, também. Esse filme é mais um alerta do nosso sofrimento real”, concluiu Dário Kopenawa.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.