*Da Redação Dia a Dia Notícia
Cerca de meia tonelada de cocaína foi retirada de circulação durante uma operação integrada das forças de segurança realizada nessa terça-feira, 27, no município de Maués (a 250 quilômetros de Manaus). A droga estava escondida em área de mata próxima a uma pista de pouso clandestina utilizada pelo tráfico aéreo. A ação faz parte de uma operação de combate ao tráfico de drogas na região.
A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM), com apoio de órgãos estaduais e federais. O entorpecente foi encontrado escondido em uma área de mata, na zona rural do município, nas proximidades de uma pista de pouso clandestina, utilizada para o recebimento da droga por meio de aeronaves. A investigação apontou que o local funcionava como ponto estratégico para o tráfico aéreo.
A droga teria ingressado no território brasileiro em um voo clandestino de pequeno porte, com origem na Bolívia, país produtor de cocaína, reforçando a atuação de rotas internacionais do tráfico na região amazônica.
A operação teve início após o compartilhamento de informações de inteligência entre as forças envolvidas. Com a confirmação dos dados, foi elaborado um planejamento operacional que contou com equipes em solo e apoio aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
A FICCO-AM é formada por integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. A força-tarefa atua de forma integrada no combate ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado.
