*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, juntamente com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), realiza a primeira edição do Festival Literário do Centro (Flic) com entrada gratuita, entre os dias 19 e 23 de abril, em pontos distintos do Centro de Manaus. O evento tem como objetivo popularizar o livro para trazer acesso às informações e ao conhecimento.
Conforme diretor do Casarão de Ideias e idealizador do projeto, João Fernandes, o festival traz o tema ‘A Rua é Um Rio de Inspiração’, e busca democratizar a leitura de maneira lúdica. “Com isso, poderemos assegurar o acesso aos livros, oportunizando a ampliação da cultura e o conhecimento por meio do lazer e do entretenimento”, comenta João.
Ainda segundo Fernandes, o momento apresentará novos escritores e fomentará o empreendedorismo no estado. O evento abre espaço para alunos de escolas públicas se aproximarem da literatura e conhecerem espaços culturais da cidade amazonense.
“O festival estará aberto para que a nova safra de escritores possa apresentar suas obras e assim, comercializá-las. E também, quando a programação ocorrer na rua, contaremos com a participação de empreendedores locais envolvidos com gastronomia, papelaria e, claro, literatura”, afirmou o diretor.
De acordo com o gerente de eventos da Secretaria de Cultura, Ricardo Lopes, a programação é envolvente e necessária para atrair novos leitores e até escritores.
Confira a programação:
19 de abril (quarta-feira)
Atividades educativas com escolas
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Centro Cultural Palácio Rio Negro (Av. Sete de Setembro, Centro)
20 de abril
Atividades educativas com escolas
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Local: Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57, Centro)
Sarau literário ‘Palavra de Mulher’ com ‘Palavras Sobre a Mesa’
Horário: 17h30
Local: Casa da Pamonha (Rua Barroso, Centro).
21 de abril
Abertura do festival
Horário: 18h30
Resumo: Abertura oficial do Festival Literário do Centro com a mesa redonda ‘Escritas da Oralidade: A Urgência do Registro’, com Jaime Diákara e Maria Alice Karapãna, e mediação de Sandra Godinho. Apresentação Corpo de Dança do Amazonas.
Local: Biblioteca Estadual do Amazonas
22 de abril
Atividades: ‘Conversa com a Escritora’, com Leila Plácido, na Biblioteca Pública do Amazonas. Também no mesmo horário, na Praça Heliodoro Balbi, antiga Praça da Polícia, terá a Feira de Sebos com livros antigos e raros, e um recital de poesia e show musical no coreto do local.
Horário: das 9h às 12h
Local: Feira Sebo e Recital de Poesia no Coreto na Praça Heliodoro Balbi.
Horário: das 15h às 17h
Atividades: Oficina literária: Palavras fantástica e show musical
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Atividades: Mesa redonda ‘Escrita Feminina no Amazonas’
Local: na Livraria Nacional (Rua 24 de Maio, Centro)
Horário: 19h
Homenagem a Joaquim Melo
Atividades: Por volta das 19h, será realizada uma homenagem ao entusiasta da literatura Joaquim Melo, criador da Banca do Largo, no Largo São Sebastião, falecido no dia 1º de janeiro deste ano.
Local: Largo São Sebastião
23 de abril
Troca de Livros
Horário: 9h às 13h
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Contação de história
Horário: 9h às 10h
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Conversa Sobre HQ e Produção de Quadrinhos no Amazonas
Horário: 11h às 12h
Local: Biblioteca Pública do Amazonas
Evento na Rua Barroso com mesas redondas, feira de livros, lançamentos de livros e música
Horário: 16h às 22h
Local: Rua Barroso