*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O 56° Festival Folclórico de Parintins recebeu reforço de segurança pública do Governo do Amazonas com o envio de 80 policiais civis para o efetivo na cidade, além da instalação da Delegacia do Turista para atender as demandas durante a realização do evento, que ocorre entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2023, no interior do Amazonas.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), as ações garantem um festival seguro tanto para os amazonenses, quanto para os foliões que virão de outros lugares.
“A Delegacia do Turista tem como missão orientar os visitantes sobre práticas criminosas que possam vir a ocorrer durante o festival. A partir disso, será prestado auxílio a eles por meio dos registros de Boletins de Ocorrência (BOs)”, disse Mavignier.
Ainda segundo o diretor do DPI, o reforço no efetivo policial atenderá atividades de inteligência e operações pontuais, como na rede de proteção ao combate de crimes de exploração sexual e trabalho infantil e participação em Centrais Integrada de Fiscalização (CIFs) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
“Nos dias que o festival também estaremos atuando dentro do Bumbódromo, prestando apoio técnico operacional para que nada tire a tranquilidade do festejo”, afirmou o delegado.
Ademais, a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município funcionará em regime 24 horas, como central de flagrantes. A unidade está localizada na rua Irmã Cristine, bairro Itauna II, em Parintins.
Delegacia do Turista
Conforme a Polícia Civil (PC), a unidade funcionará das 8h às 17h, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, e 8h às 12h, no dia 2 de julho, no Porto de Parintins, e contará com policiais, delegados, investigadores e escrivães, para orientar populares e turistas sobre registros de ocorrências.