A 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins vai acontecer de 6 a 8 de novembro de 2020, informaram os bumbás Garantido e Caprichoso nesta sexta-feira (10). O evento, marcado para ocorrer no último final de semana de junho, como todos os anos, foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.
Em nota, o Governo do Estado do Amazonas afirma que só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, “as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular”.
“O Governo do Estado entende a relevância do evento para os habitantes de Parintins, de todo o Amazonas e do Brasil, enquanto manifestação cultural e geradora de renda, mas não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a vida.”, afirma a nota.
Segundo a organização do Festival, o evento seguirá os protocolos de segurança sanitária, como aferição de temperatura, disponibilidade de álcool em gel e distribuição de máscaras para todas as pessoas.
Em entrevista para o A Crítica, o presidente do boi Caprichoso, Jender Lobato, informou os projetos artísticos dos bois já estão prontos. O mês de novembro foi escolhido por conta da crescente queda no número de novos casos de Covid-19 no Amazonas.
“Em novembro, com toda a certeza viveremos outra realidade, então, após inúmeras rodadas de conversas com especialistas, programamos para esse mês, que é uma data segura para realizarmos o festival”, afirmou.
O presidente do Garantido lembrou que o evento é a principal atividade financeira do município. A não realização do Festival de Parintins acarretaria em um prejuízo econômico ao município que demandaria de cinco a seis anos para recuperação, sustentam os presidentes.
“Eu acredito que este será o festival da superação, sendo muito especial a todos”, disse.
Nas redes sociais, alguns dos internautas não pareceram contentes com a decisão. Para eles, realizar o Festival ainda no ano de 2020 é arriscado e inseguro. “Eu amo o meu boi @garantido, mas isso é inaceitável”, escreveu uma torcedora. “Esse ano? 2020?”, indagou um fã do Caprichoso.
View this post on InstagramA post shared by Festival de Parintins ⭐️❤️ (@parintinsoficial) on
Parintins Live
No dia 26 de junho, data em que aconteceria a segunda noite do Festival, os bois Caprichoso e Garantido protagonizaram um espetáculo solidário que emocionou torcedores azuis e vermelhos. Realizada direto da arena do Bumbódromo, a “Parintins Live” arrecadou doações que serão revertidas em alimentos e kits de higiene para artistas que trabalham no Festival Folclórico de Parintins.
As apresentações puderam ser vistas em todo o Brasil e em diversos países, por meio da TV A Crítica, que transmitiu a live em canal aberto e também pelo YouTube.
As doações beneficiaram figurinistas, artistas plásticos, costureiras, aderecistas, integrantes da Marujada e Batucada, que estão impedidos de exercer suas atividades devido à pandemia de Covid-19.