*Da Redação Dia a Dia Notícia
Estão abertas as inscrições para as oficinas formativas da 7ª edição do Festival de Cinema da Amazônia, Olhar do Norte. Com vagas limitadas e participação gratuita, as atividades serão realizadas de 17 a 20 de setembro em espaços culturais no Centro de Manaus, incluindo o Centro Cultural Palácio da Justiça, o Teatro Gebes Medeiros e o Palacete Provincial. Os interessados podem se inscrever até quinta-feira (11) pelo site oficial do evento.
A lista de selecionados será divulgada no sábado (13) no perfil oficial do festival no Instagram http://@olhardonorte, e os contemplados também receberão confirmação por e-mail. A curadoria das inscrições ficará a cargo dos próprios oficineiros.
Programação
A programação começa com a oficina “Figurino para Cinema”, ministrada pela diretora de arte e figurinista Anália Nogueira, de 17 a 19 de setembro, das 9h às 12h, no Palácio da Justiça. Com 25 vagas, a atividade propõe um mergulho nos processos criativos e técnicos do figurino cinematográfico.
O Teatro Gebes Medeiros recebe, de 17 a 20 de setembro, das 9h às 12h, a oficina “Autoficção e Política: Oficina de Documentário Híbrido”, com Danilo Umbelino e Marcus Curvelo. Com 20 vagas, a atividade oferece uma abordagem contemporânea da linguagem documental, com foco em narrativas pessoais e contextos políticos.
No dia 19, das 9h às 12h, a roteirista Bea Góes ministra a oficina “Construindo premissas que se destacam em editais, rodadas e concursos”, também no Palácio da Justiça. Com 30 vagas, a oficina tem como objetivo auxiliar os participantes a desenvolver ideias mais atrativas para o mercado audiovisual.
Encerrando a programação, o Palacete Provincial recebe, nos dias 19 e 20, a oficina “Duplofilme de Escrita, Estrutura e Reflexões sobre o Documentário Criativo”, com o produtor e roteirista Henrique Amud. Destinada a pessoas a partir de 16 anos, a atividade oferece 30 vagas.
Sobre o evento
O Festival Olhar do Norte é realizado pela Artrupe Produções, em parceria com o Cine Set e a plataforma Itaú Cultural Play, contando com o apoio da Atelo, do Amazonas Shopping e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
