*Da Redação Dia a Dia Notícia
Neste mês de setembro, a Amazônia será celebrada com eventos culturais por todo o país, começando dia 2 em Alter do Chão, em Santarém, no Pará, e no dia 3 em São Paulo. Ano passado, movimentos e organizações socioambientais iniciaram a tradição da comemoração do Dia da Amazônia (5 de setembro), instituído por lei em 2007, com festivais e atividades diversas. Este ano, mais de 50 artistas farão parte da mobilização nacional ao longo do mês. Na cidade de Manaus, o evento ‘Grito Rua’ ocorrerá em 9 de setembro com batalhas de MC’s e a presença do grupo de rap Bruxos do Norte e da DJ amazonense Rafa Militão.
A celebração do Dia da Amazônia é também um alerta para o Brasil e o mundo sobre a importância do bioma para o combate às mudanças climáticas, trazendo a preservação da Floresta Amazônica como elemento central para o debate público brasileiro.
Dezenas de ações descentralizadas acontecerão em todo o território nacional até o dia 30, como oficinas, peças de teatro, atividades esportivas e educativas, plantio de árvores, exposições e exibição de filmes. Todas vão focar na temática da proteção e valorização da Amazônia.
O show de abertura será o Festival Amazônia de Pé, em Alter do Chão, dia 2 de setembro. Vão se apresentar o Ritual do Sairé, Espanta Cão, Lane Lima (Guardiã Tribal – Tribo Munduruku), Suraras do Tapajós, Marciele Albuquerque (Cunhã Poranga – Boi Caprichoso), Priscila Castro convida Cleide do Arapemã, Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi, Dona Onete e Zek Picoteiro.
Programação em Manaus:
Manaus – Grito Rua
Data: 9 de setembro
Local: Av. Autaz Mirim, 4785-4803, bairro São José Operário
Organização: Na Maloca – Organização Orígena
Divulgação: Orígenas e Namaloca
- 15h – Abertura
- 16h às 16h30 – Grupo Kuiá
- 16h40 às 17h20 – Lua Negra
- 17h30 às 18h20 – Chora Cachorro
- 18h20 às 19h – Rafa Militão
- 19h às 20h – Batalha de MC´s
- 20h10 às 21h10 – Johnny Jack Mesclado
- 21h30 às 22h30 – Banda K’Boclos