*Da Redação Dia a Dia Notícia
O fenômeno conhecido como “terras caídas” afetou a orla de São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas, na madrugada da quinta-feira (26), causando deslizamentos que atingiram 30 casas e deixaram nove famílias desabrigadas. Não houve registro de feridos.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 170 metros da rua Dez de Novembro desmoronaram por volta das 3h. O deslizamento é comum na Região Norte durante a seca e ocorre devido à erosão causada pela água nas margens dos rios.
A Defesa Civil já monitorava a área e havia alertado os moradores na noite anterior, recomendando que não dormissem em suas casas. Essa medida preventiva evitou tragédias. Das casas afetadas, 10 foram totalmente destruídas e 20 tiveram estruturas comprometidas.
Atualmente, nove famílias estão desabrigadas: duas moram com parentes e sete foram cadastradas para receber aluguel social da prefeitura. A Feira Municipal Orlando Martins foi interditada, realocando 60 pescadores e agricultores para uma quadra.
Funcionários da Amazonas Energia trabalham para restabelecer o fornecimento de energia, que foi interrompido com a queda da rede elétrica. Desde 2010, a cidade enfrenta recorrentes deslizamentos, especialmente durante a seca do Rio Solimões.