*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A nova feira do São Francisco foi entregue à população após obras de reforma e modernização nessa quinta-feira (2), na rua General Carneiro, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus. O local é responsável por gerar em média 90 empregos diretos e mais de 400 indiretos.
O novo espaço reformado pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) foi entregue pelo vice-prefeito, Marcos Rotta. A obra orçada em R$ 436 mil, é resultado da parceria com o Governo do Amazonas.
“É importante a gente ressaltar a importância dessa parceria para as feiras e mercados de Manaus. Em uma ação inédita e histórica, prefeitura e governo se unem para revitalização de mais de 30 desses espaços. Hoje, estamos aqui, ao lado do vice-governador Tadeu de Souza, para entregar a feira do bairro São Francisco. A próxima será do Morro da Liberdade, outra feira importante da cidade”, destacou Rotta.
Segundo o titular da pasta, Wanderson Costa, a nova feira está humanizada, com seus trabalhadores prontos para dias melhores. O ambiente contempla 48 boxes, que conta com uma estrutura de novos banheiros com acessibilidades, novo pavimento, forro, rede elétrica e hidráulica, novos revestimentos e acabamentos mais modernos.
“Hoje, entregamos mais uma importante obra para cidade de Manaus, a feira do São Francisco está totalmente reformada, modernizada e traz esperança de dias mais prósperos para todos. Nas entregas, adotamos o conceito de humanização, porque tudo que fazemos e entregamos não pode ser só a obra em si, tem que ter sentido, histórias e identidades, a administração do prefeito David Almeida tem esse diferencial, o lado humano fala alto, ele nos determina exatamente isso, construir e reformar com respeito, dar novas oportunidades e oferecer condições para essas famílias. Gradativamente, estamos entregando esses espaços com responsabilidade social, incentivar o comércio dentro dessas feiras e mercados também é prioridade”, enfatizou Costa.
Sobre a feira
Surgida nos anos 1950, a feira comercializa diversos produtos hortifrutigranjeiros, pescados, carnes, frutas e verduras. Além de serviços de salão de beleza, manicure, vendas de mudas de plantas, lojas de roupas, costureiras, mais espaços com serviços de cafés, almoços e lanches.
A última reforma foi registrada na década de 90, ou seja, há, pelo menos, 23 anos o espaço ficou sem nenhuma melhoria.