*Da Redação Dia a Dia Notícia
Três federações de jiu-jítsu emitiram nota repudiando o investigador Raimundo Nonato Machado e sua esposa, Jussana Machado. O casal de atletas foi flagrado agredindo uma babá e o advogado Ygor Colares, que também foi atingido com um tiro na perna. A Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Esportivo (FFJAE), a Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FJJPRO) e a Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM) divulgaram comunicados em suas redes afirmando que adotarão todas “as medidas cabíveis”.
O Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJDAM) também se pronunciou e destacou que “fará tudo dentro da sua competência para que esses covardes jamais toquem num tatame oficial”.
“Os agressores se dizem lutadores, mas não são. Não passam de meros sabedores de técnicas de lutas. Ser lutador exige disciplina do esporte e essa disciplina prega primeiramente jamais usar o conhecimento para fazer o mal. Quem usa a luta para fazer o mal envergonha o esporte”, diz a nota do TJDAM.
O casal foi preso de forma preventiva, enquanto as investigações avançam. Além de ser alvo da Justiça Desportiva e da Justiça comum, Raimundo Nonato deve perder a comenda oficial entregue pela Câmara Municipal de Manaus.
A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) utilizou a tribuna para repudiar a agressão e afirmou que a babá está recebendo atendimento psicossocial da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).