A Federação Amazonense de Futebol (FAF) publicou, nesta quarta-feira (08), resolução do presidente Dissica Valério Tomaz que encerra oficialmente o Campeonato Amazonense Série A 2020, sem campeão ou vice-campeão e sem clubes rebaixados.
A última partida do “Barezão” ocorreu entre Manaus FC e Nacional, com empate de 1 a 1 no dia 15 de março. Até esse momento, o Amazonas FC liderava a classificação geral do campeonato com 24 pontos. Pelo ranking, os clubes Princesa e Iranduba seriam rebaixados, mas a resolução autoriza que todos os 8 clubes participem do Amazonense 2021.
A federação argumenta que foram realizadas mais de 70% das partidas classificatórias. “Ou seja, 10 das 14 rodadas do primeiro e segundo turno, que contam para classificação geral da competição”, afirma o documento.
A resolução afirma que vai de acordo com a decisão dos clubes em reunião no dia 20 de março, na qual seis votaram pelo cancelamento da competição (EC Iranduba, Fast Clube, Nacional, Manaus FC, Princesa do Solimões, São Raimundo EC).
O documento da Federação cita ainda que “por questão de força maior tornou-se impossível concluir todas as fases previstas no regulamento vigente, impossibilitando o conhecimento final dos campeões e demais rebaixados do campeonato”.
Veja a classificação final do Campeonato
1º. Lugar – Amazonas FC – 24 pontos – Vitórias – 07
2º. Lugar – Manaus FC – 22 pontos – Vitórias – 06
3º. Lugar – Penarol AC – 15 pontos – Vitórias – 04
4º. Lugar – Nacional Fast Clube – 14 pontos – Vitórias – 04
5º. Lugar – Nacional Futebol Clube – 14 pontos – Vitórias – 03
6º. Lugar – São Raimundo Esporte Clube – 11 pontos – Vitórias – 03
7º. Lugar – Princesa do Solimões Esporte Clube – 09 pontos – Vitórias 03
8º. Lugar – Esporte Clube Iranduba da Amazônia – 01 ponto – Sem vitórias.