O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), intensifica a formação de recursos humanos no estado. Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), a fundação está apoiando programas de pós-graduação em áreas prioritárias no Amazonas, com oferta de bolsas de estudos em níveis altamente qualificados e auxílio financeiro para fortalecer a pós-graduação e a pesquisa no estado.
A parceria entre a Fapeam e Capes é resultado do edital n° 018/2020 do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados, que apoia programas de pós-graduação stricto sensu emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados.
Ao concorrer ao edital, a Fapeam teve êxito na chamada pública nacional. No total, obteve 84 bolsas divididas nas modalidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado a serem concedidas, bem como auxílio financeiro.
“A Fapeam definiu, em consonância com as instituições de ensino e pesquisa, por meio de oficina interinstitucional, as áreas prioritárias eleitas para o cumprimento dos objetivos do edital da Capes e os respectivos programas de pós-graduação nelas incluídos, com o intuito de consolidar a pesquisa no Amazonas e contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental do estado”, destacou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
Todos os quatros projetos submetidos pela Fapeam foram selecionados: 1) Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG)-Aqui no estado do Amazonas; 2) Consolidação do Programa em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) no estado do Amazonas; 3) Consolidação do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP); 4) Solidificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais e Recursos Pesqueiros (PPGCARP) no estado do Amazonas.
Vale destacar que a Formação Sustentável de Recursos Humanos CT&I é uma das linhas de ação da Fapeam. Neste contexto, a fundação também conta com o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), que em 2020 fomentou 934 bolsas de mestrado e doutorado. O programa apoia a formação de recursos humanos em alto nível no Amazonas, visando novas competências instaladas no estado.
Programa
O PDPG Parcerias Estratégicas nos Estados tem foco nos chamados PPGs Emergentes, que são recomendados pela Capes, criados a partir de 2013, e também nos PPGS Estratégicos, os recomendados pela Capes relacionados às áreas consideradas prioritárias no âmbito estadual.