Manaus, sábado 6 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Fapeam destaca colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas durante a COP30

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Durante a COP30, em Belém (PA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) destacou a importância da cooperação entre estados amazônicos e do financiamento conjunto de pesquisas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região. A diretora-presidente da instituição, Márcia Perales Mendes Silva, participou nesta segunda-feira (10) do painel “Iniciativa Amazônia +10 – Colaboração Subnacional e Financiamento Conjunto para o Desenvolvimento Local da Amazônia”, reforçando o protagonismo dos pesquisadores amazônicos e a necessidade de fortalecer parcerias internacionais em ciência, tecnologia e inovação.

A COP 30 reúne delegações de todo o mundo para debater ações de enfrentamento às mudanças climáticas. As atividades irão ocorrer até o dia 21 de novembro.

Membro do comitê executivo da Iniciativa Amazônia +10, a diretora-presidente da Fapeam integra a delegação do Governo do Amazonas, sob liderança do governador Wilson Lima. A participação da Fapeam neste painel foi a convite do diretor-presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho. 

Durante o painel, um dos pontos destacados foi a construção coletiva da Iniciativa Amazônia +10, com a participação direta de pesquisadores dos Estados da Amazônia. A diretora-presidente reforçou, ainda, a importância do desenvolvimento de estudos em parceria entre diferentes pesquisadores e instituições, e o respeito à singularidade de cada Estado envolvido nas ações, dando protagonismo para aqueles que fazem parte da Amazônia Legal. 

“O protagonismo, por meio da Iniciativa Amazônia +10, é dos pesquisadores da Amazônia. Acredito que, com isso enfatizado e bastante reiterado, a Iniciativa foi se consolidando. Em Belém, tivemos o workshop com pesquisadores da China e, no mês passado, em Manaus, com pesquisadores dos países nórdicos, Finlândia, Suécia e Noruega. A diretriz de recebê-los bem, mas em um patamar de respeitabilidade e reconhecimento recíproco, também é uma grande ação da Iniciativa Amazônia + 10”, explicou Márcia Perales.

Na ocasião, a diretora-presidente da Fapeam salientou a qualidade das pesquisas desenvolvidas na região amazônica e seus desdobramentos em todas as áreas do conhecimento, projetos com potencial para colaborações internacionais. 

Outro destaque feito durante o painel foi a importância da formação de recursos humanos em CT&I no Ensino Fundamental e Ensino Médio, citando o Programa Ciência na Escola (PCE) da Fapeam, e os investimentos do Governo do Amazonas em Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2019 a 2025, como um exemplo de política pública estadual que incentiva novos pesquisadores.

“Os estudantes da Educação Básica precisam ser incentivados a participar de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação, e esta é uma política pública do Estado do Amazonas. É algo que faz toda a diferença, porque o PCE abre portas, janelas e, às vezes, uma casa inteira para meninos e meninas. É muito importante que esse incentivo comece logo cedo”, argumentou sobre a formação de recursos humanos na área de CT&I desde a Educação Básica.

Governo do Amazonas na COP 30

O Amazonas chega à conferência com um conjunto de projetos que combinam proteção da floresta, desenvolvimento econômico e inclusão social, consolidando o Estado como referência em soluções concretas para a crise climática.

O estado, por meio da Fapeam, vai lançar nesta terça-feira (11), os Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – COP 30 2025 – Volumes 1 e 2, com recortes de 50 projetos financiados nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade, bioeconomia e inovação social; o Catálogo CTC/AM 2025, com 108 pesquisas sobre eventos climáticos extremos; e o Inventário de Ações e Pesquisas para o Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos Extremos no Estado.

O lançamento será realizado no Pavilhão Brasil na Blue Zone, durante o painel “Ciência, Tecnologia e Inovação: Bioeconomia, PSA e Transição energética para o Amazonas”. Na oportunidade, também serão lançados o Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); a Política Estadual de Transição Energética, da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig); e o Inventário de Emissões Atmosféricas do Estado, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.