As declarações do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) durante o programa Flow Podcast geraram reações no Congresso Nacional. O parlamentar concordou com as falas do apresentador Bruno Aiub, o Monark, nas quais ele defendia a não criminalização de um partido nazista no Brasil. Presente na bancada, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) discordou veementemente de Monark e Kim.
As falas do membro do Movimento Brasil Livre (MBL), aliados políticos do ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos), uniu a bancada do PT com deputados bolsonaristas, que pedem a cassação do mandato de Kataguiri no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Os deputados petistas José Ricardo (AM) e Paulo Pimenta (RS) afirmaram que o partido está de olho nas declarações de Kataguiri e irá pedir a cassação dele. O senador Humberto Costa, presidente da Comissão de Direitos Humanos da casa, afirmou que também entrará com um pedido de cassação.
É inadimissível as fala do deputado Kim Kataguiri e de um dos apresentadores do Flow sobre nazismo e o antissemitismo, que são crimes previstos no código penal brasileiro.
Em país nenhum a representação nazista no estado é discutível. O @PTnaCamara está de olho no ocorrido.
— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) February 8, 2022
🚨ATENÇÃO:🚨 PT pedirá cassação de Kim Kataguiri ao Conselho de Ética da Câmara por fala sobre nazismo. NAZISTAS NÃO PASSARÃO!!!
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) February 9, 2022
Na condição de presidente da CDH do Senado, estou dando entrada, ao lado da bancada do PT na Câmara, com um pedido de cassação do mandato de Kim Kataguiri, do Podemos, junto ao Conselho de Ética daquela Casa.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 9, 2022
Na outra ponta, o partido Progressitas e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), aliados do presidente Jair Bolsonaro, também entrarão com pedidos de cassação contra o parlamentar do Democratas. O deputado André Fufuca (PP-MA) afirmou que Kim Kataguiri extrapolou de seu direito a liberdade de expressão “no momento em que defende a ideia de descriminalizar o nazismo, incitando violência e discriminação”. No Twitter, Eduardo Bolsonaro publicou que também pedirá a cassação de Kataguiri.
Neste momento. pic.twitter.com/gil7SpAWhy
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) February 9, 2022