Search
booked.net
Search
Close this search box.

Fake News: hospital nega falta de oxigênio no Hospital João Lúcio, em Manaus

Às vésperas das eleições, as fakes news são intensificadas, para fins eleitoreiros, na tentativa de prejudicar o atual governador Wilson Lima, que também é candidato à reeleição.
Foto: Michell Mello/Secom

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A direção do Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), esclarece que não há falta de oxigênio no hospital. Neste sábado (22), circulou imagens, na imprensa local, que mostram operários carregando cilindros de ar comprimido, gás que movimenta equipamentos pneumáticos utilizados nos atendimentos de saúde.

O vídeo divulgado aparecem alguns servidores levando cilindros de oxigênio às pressas para dentro da unidade hospitalar.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) o abastecimento de ar comprimido por meio de cilindros acontece devido a revitalização que está sendo realizada na unidade de saúde.

Confira a nota:

“A direção da unidade esclarece que o abastecimento de ar comprimido através de cilindros se fez necessário devido a revitalização que está sendo realizada no hospital. O telhado da unidade, que não passava por manutenção há 14 anos, está sendo reformado e, durante as obras, foram identificados pequenos vazamentos de ar comprimido, que estão sendo consertados”, explica em nota.

Segundo a direção do Hospital, o abastecimento do material visa garantir que nenhum atendimento fosse prejudicado durante o conserto dos vazamentos com solda.

“É importante ressaltar que o abastecimento de ar comprimido em cilindros é uma medida de prevenção, tomada com objetivo de garantir que nenhum atendimento fosse prejudicado durante o conserto dos vazamentos com solda, etapa da obra que dura no máximo 1 hora”do hospital”, informou a direção.

Somando aos vídeos com o carregamento, os denunciantes apontaram que “o oxigênio será cortado em minutos porque a White Martins não recebeu os pagamentos e que, por isso, estava uma grande correria dentro da unidade para tentar salvar os pacientes”.

Sobre a o ar comprimido

O ar comprimido é uma mistura de gases atmosféricos, que não é inflamável, nem tóxica, inodora e incolor. É amplamente utilizado como fonte de energia, como para movimentar máquinas e equipamentos. Além disso, dentro das unidades de saúde é utilizado na ventilação mecânica de pacientes, durante cirurgias, por exemplo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.